Governador da Bahia sanciona lei que proíbe uso de pistola de água durante o Carnaval para combater “machismo e misoginia”

Pistola de água Carnaval

Foi aprovada na última segunda-feira (29) pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a Lei nº 14.584, que proíbe a utilização de pistolas de água e objetos similares durante o Carnaval e festas de rua. Segundo o governador, a medida visa prevenir assédios contra mulheres.

O evento em que ocorreu a aprovação da lei, teve a participação do promotor de Justiça Pedro Maia, representando a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, e da promotora de Justiça Sara Gama, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero e em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid).

A justificativa para a medida

Segundo a coordenadora do Nevid, Sara Gama, a nova lei pretende prevenir possíveis casos de assédio fazendo uso da pistola de água. Segundo Izaura Santiago da Cruz, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced/Ufba):

“A pistola era frequentemente utilizada para molhar as roupas de mulheres, provocando transparências e expondo o corpo das mulheres. Além disso, muitas vezes, as pistolas eram ‘carregadas’ com urina e outros excrementos, água suja de esgoto, criando situações de humilhação”

A nova lei define como pistola de água “todo artefato, artesanal ou não, que acionado por mecanismo manual ou automatizado, dispare água ou outros líquidos”. Ela ainda estabelece que blocos, agremiações e demais organizações devem adotar medidas para impedir o uso desses artefatos por seus foliões e associados, através de campanhas educativas e aplicação de penalidades aos infratores.

Mais uma lei estatal inútil

Enquanto a população se preocupa com uma ameaça real do crime, o governador da Bahia vem com mais uma lei inútil para lidar com algo que os próprios indivíduos e orgamizações carnavalescas poderiam lidar melhor. Não que a questão do assédio não seja um problema. É interessante que ambientes privados disponibilizem (por iniciativa própria, claro) medidas de prevenção contra qualquer tipo de importunação, e que os indivíduos que quiserem evitar tais situações, deem preferência a tais espaços.

No entanto, além desta lei ser absurda por intervir nos ambientes impondo a eles como lidar com tais situações, ela também acaba fazendo uma generalização infundada sobre todos que fazem uso de pistolas de água durante o carnaval. Afinal, não há prova alguma de que todos os usuários de tais objetos usem ou irão usá-lo para fins de assédio sexual.

Basicamente, é só mais uma lei idiota onde o estado se apresenta como capaz de resolver sitiações que os próprios indivíduos poderiam lidar de uma forma mais eficaz.

One thought on “Governador da Bahia sanciona lei que proíbe uso de pistola de água durante o Carnaval para combater “machismo e misoginia””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carlos Teixeira bullyng
Direito

Garoto de 13 anos que era vítima de agressão morre devido a ineficiência da escola estatal e do SUS

Um adolescente de apenas 13 anos chamado Carlos Teixeira, morreu de forma trágica na última terça-feira (16), após complicações respiratórias. A morte foi resultante de agressões que o garoto sofria, cuja escola foi incapaz de impedir. O hospital onde o garoto e o pai procuraram ajuda foram incompetentes em não terem tomado as providências necessárias […]

Leia Mais
Elon Musk Senado
Direito

Após críticas a Moraes e Lula, Elon Musk é convidado a falar em comissão do Senado

Após uma série de críticas dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) foi convidado a participar de uma audiência pública na Comissão de Segurança do Senado. O convite foi aprovado em sessão realizada na terça-feira […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Direito

PF quer convocar representantes do X após críticas de Elon Musk a Moraes e Lula

Após críticas de Elon Musk a Lula e Alexandre de Moraes, a Polícia Federal (PF) quer convocar representantes do X (antigo Twitter) para prestar esclarecimentos sobre as ações do bilionário na plataforma. Investigadores afirmam que os depoimentos não têm data prevista. A medida é uma das estratégias da investigação da Polícia Federal, que apura se […]

Leia Mais