Governo brasileiro integra operação internacional ‘404’ na mira de sites e apps piratas

Operação 404

Em uma operação internacional chamada ‘404’, os estados do Brasil, Argentina, EUA, Peru e Reino Unido – e cooperação da própria Premier League, se unem em ataque aos sites e app’s piratas que vendem assinatura e acesso ao Campeonato Inglês e de outros conteúdos. O motivo da operação é obviamente impedir que os governos dos países-membros da operação percam fonte de impostos, bem como a Premier League garanta seu monopólio em suas transmissões.

O nome da operação é uma referência ao código exibido por páginas em HTML quando o endereço virtual não foi encontrado ou não está disponível. E esse nome foi escolhido justamente por ser este um dos principais objetivos da operação derrubar todas as páginas de pirataria.

A operação

Segundo o site de notícias G1, policiais civis estão cumprindo mandados contra suspeitos de organizar e vender serviços piratas de streaming e TV por assinatura – incluindo transmissões clandestinas de jogos do Campeonato Inglês de Futebol (Premier League).

Além de órgãos policiais do governo brasileiro, a sexta fase da “Operação 404” também envolve órgãos de aplicação da lei de Argentina, Estados Unidos, Peru e Reino Unido. E como é de seu interesse, a própria organização da Premier League também está colaborando com as investigações.

A Operação 404 inclui:

  • cumprimento de 24 mandados de busca: 22 no Brasil, 1 na Argentina e 1 nos Estados Unidos.
  • derrubada de 606 sites piratas, sendo 238 hospedados no Brasil, 328 no Peru e 40 no Reino Unido – aproximadamente 100 deles, ligados à pirataria dos jogos do Campeonato Inglês;
  • retirada do ar de 19 aplicativos de streaming ilegal.

Segundo estimativas oficiais do governo brasileiro, há aproximadamente 47 milhões de usuários que recorrem a algum serviço pirata de streaming ou assinatura clandestina de TV – o que, também segundo entidades, gera um prejuízo de até R$ 12 bilhões em impostos para o governo por ano. Compreensível a preocupação.

Segundo os responsáveis pela operação, os sites piratas lucram por meio da transmissão de sinais pela internet, de graça – mas com banners de publicidade que rendem lucro ao dono do site. Outra forma de lucraram com os sites, é por da venda de assinaturas clandestinas por um preço mais baixo que os serviços oficiais.

Um dos alvos da operação que foi realizada na última terça-feira, no Mato Grosso, tinha em seus registros mais de 60 mil clientes que contratavam as transmissões piratas.

O objetivo da operação

A operação, como já dito, nada mais é do que uma medida de combate à uma atividade que não está fornecendo impostos aos estados. E isso fica claro no discurso do delegado Alesandro Barreto, coordenador do Cyberlab do Ministério da Justiça, e um dos encarregados da operação no Brasil.

Além de se referir à pirataria como “crime”, ele afirma que prática traz “diversos prejuízos no Brasil para a arrecadação de impostos”. Também incluiu a falácia de que ela “prejudica a geração de empregos e que “afeta a indústria criativa”. Falácias que o advogado e teórico jurídico libertário, Stephan Kinsella, já destruiu em seu livro ‘Contra a Propriedade Intelectual‘.

E como não poderia ser diferente, a Operação 404 também está usando a justificativa de haver possíveis práticas de associação criminosa e lavagem de dinheiro como forma de dar maior legitimidade à investigação e estigmatizar a prática de pirataria.

One thought on “Governo brasileiro integra operação internacional ‘404’ na mira de sites e apps piratas”

  1. Está mais do que na hora de se hastear a Jolly Roger, mas dessa vez digital e declarar guerra à civilização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais