Governo polonês persegue grandes varejistas por abrirem aos domingos

A Suprema Corte da Polônia emitiu três decisões anulando absolvições de tribunais inferiores para empresas que utilizaram truques como forma de contornar a proibição do comércio aos domingos no país. A proibição do comércio aos domingos foi introduzida pelo governo em 2018, após uma campanha feita pelo sindicato Solidariedade e pela igreja católica.

O domingo “é para a família e a oração, não para passar o tempo fazendo compras”, disse o ministro do trabalho da Polônia. A medida foi apresentada como um meio de permitir que os trabalhadores passem os domingos com suas famílias, como forma de apoiar pequenas empresas independentes contra as grandes varejistas internacionais, bem como forma de estimular atividades familiares ao ar livre, o que também impulsiona o setor de turismo doméstico.

Segundo a medida, lojas operadas por seus proprietários podem permanecer abertas, além de estabelecimentos presentes em aeroportos e terminais de transporte público, postos de gasolina, lojas de souvenirs ou artigos religiosos, padarias, floriculturas e farmácias. A medida mira diretamente as redes de lojas varejistas e os grandes supermercados.

Par a surpresa de nenhum libertário ou anarquista de mercado, desde que a proibição do comércio aos domingos foi introduzida, 6.500 lojas fecharam, sendo a maioria delas pequenas empresas locais que, teoricamente, deveriam ter se beneficiado da mudança. Descobriu-se que as famílias estão passando mais tempo em casa.

As empresas que tiveram seu funcionamento proibido tentaram explorar brechas que permitiam que permanecessem abertas se oferecessem serviços culturais, esportivos ou turísticos. Algumas delas, por exemplo, abriram “clubes de leitura”, ofereceram serviços postais ou aluguel de equipamentos esportivos.

Com as recentes decisões da Suprema Corte, agora, para o estabelecimento se beneficiar da isenção, as atividades culturais, esportivas ou turísticas devem ser a ocupação principal do estabelecimento, outras formas de atividade comercial devem ser secundárias.

Traduzido e adaptado de Notes From Poland

Gabriel Camargo

Autor e tradutor austrolibertário. Escreve para a Gazeta com foco em notícias internacionais. Suas obras podem ser encontradas em https://uiclap.bio/GabrieldCamargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais