Governos não combatem a inflação porque são apaixonados por ela

inflação

Para entender o título desse texto, é preciso entender o que é e o que não é inflação. Pois o título pode causar confusão, já que ouvimos diversas vezes no noticiário que “o governo tomará medidas contra inflação”.

Pois bem, antes de tudo entenda o que não é inflação: Inflação não é o aumento generalizado dos preços. Por mais que isso seja uma convicção do senso comum, afirmar que inflação é o aumento generalizado dos preços é errado. Essa visão sobre inflação se dá por conta de três motivos: (1) economistas modernos entraram em um consenso de que inflação é o simples aumento de preços; (2) como isso não prejudica os governos – pelo contrário – os beneficia, então adotaram essa postura e; (3) a mídia em geral (e não culpo jornalistas por isso, não são economistas) quando fala em inflação, estão falando de aumento de preços.

Agora, o que é inflação de fato: Inflação nada mais é do que um aumento na quantidade de dinheiro em circulação e a quantidade de saldos bancários acessíveis por meio de cheques (ou, como austríacos dizem, pela diminuição dos depósitos compulsórios). O aumento de preços, que muitos consideram ser inflação, na verdade é uma consequência inevitável da mesma. E essa expansão monetária (inflação) feita por governos tem motivo.

Ludwig von Mises nos explica que: “Se o governo tivesse obtido todo o dinheiro necessário para suas operações através da taxação dos cidadãos, o aumento dessa demanda por parte do governo seria contrabalanceado por uma queda da demanda por parte dos contribuintes, que agora têm menos dinheiro. A expansão dos gastos do governo seria neutralizada no mercado por uma restrição do consumo dos contribuintes. Mas havendo inflação, a demanda adicional gerada pelos gastos governamentais se junta à demanda não diminuída por parte do público – e, assim, os preços sobem”.

Governos querem gastar e, para seguirem seu plano eles precisam tomar medidas para tal, daí vem a inflação. É importante que tenhamos o conhecimento da definição correta, pois sabendo que inflação é sempre causada por governos, automaticamente a visão quanto ao aumento generalizado dos preços muda. Tendo a visão correta acerca da ciência econômica, os burocratas que estão no poder param de ser beneficiados, isso porque para eles é mais vantajoso que a população entenda inflação como “aumento de preços”.

Estando impregnado no senso comum essa visão errônea de que inflação é o simples aumento de preços, a população sempre culpará os grandes empresários e comerciantes pelo aumento dos preços, mas nunca o governo. E é por este motivo que quando um parasita (político qualquer) aparece afirmando que “iremos combater a inflação”, na verdade estão dizendo: “Faremos o possível para lutar contra o aumento de preços”.

Automaticamente passamos a acreditar que o político em questão é contra essa atitude (de aumentar preços) “tomada pelo empresariado”, e o governo sai por bonzinho. A verdade é que burocratas ficam ansiosos para relegar ao esquecimento o fato de que esse aumento dos preços é produzido pelo aumento da quantidade de dinheiro e de substitutos monetários na economia. E eles nunca mencionam esse fato. Por esta razão, ao ouvir “vamos lutar para combater a inflação”, o receio deveria ser geral, pois nos casos mais extremos políticos querem adotar uma política de congelamento de preços, o que levará a falta de produtos nas prateleiras.

Governos culpam as empresas e os empresários pelo aumento do custo de vida. Isso é algo corriqueiro, no entanto, como já ouvi dizer: “Esse é o caso clássico do ladrão gritando ‘pega ladrão!’. O governo que produziu a inflação ao multiplicar a oferta monetária incrimina os produtores e os mercadores, e se jacta de ser o grande paladino dos preços baixos”.

Quando a mídia noticia o aumento generalizado de preços como inflação em vez de esclarecer que na verdade é uma consequência da inflação causada pelo governo, ela coopera com os políticos fazendo com que a população fique contra os empreendedores e, claro, a favor do próprio governo.

Governos culpam as empresas e os empresários pelo aumento do custo de vida. Isso é algo corriqueiro, no entanto, como li em algum lugar por aí: “esse é o caso clássico do ladrão gritando ‘pega ladrão!’. O governo, que é quem produziu a inflação ao multiplicar a oferta monetária, incrimina os produtores e os mercadores, e se jacta de ser o grande paladino dos preços baixos”. E quando a mídia noticia o aumento generalizado de preços como inflação em vez de esclarecer que na verdade é uma consequência da inflação causada pelo governo, ela infelizmente coopera com governo fazendo com que a população fique contra os empreendedores e, claro, a favor do próprio governo.

A grande maioria das pessoas não tem a mínima noção do quanto a expansão monetária é capaz de destruir a economia de um país, reduzindo o padrão de vida de duas formas: (1) o mais comum e conhecido é através do aumento generalizado de preços, que leva a elevação no custo vida e; (2) o cálculo econômico do empreendedor é prejudicado, efeito gerado pela alteração não-uniforme dos preços, o que dificulta mensurar as demandas dos consumidores, gerando uma redução de qualidade dos produtos.

Vejamos o que um dos mais conhecidos economistas da Escola Austríaca, Murray Rothbard, fala sobre a distorção na economia causada pela inflação: “Ao criar lucros ilusórios e distorcer o cálculo econômico, a inflação suspenderá o processo – feito automaticamente pelo livre mercado – de penalização das empresas ineficientes e de recompensa das eficientes. Quase todas as empresas irão aparentemente prosperar. Essa atmosfera geral de “mercado propício ao consumo” levará a um declínio na qualidade dos bens e serviços ofertados aos consumidores, uma vez que os consumidores tendem a oferecer menos resistência a aumentos de preços quando estes ocorrem na forma de redução da qualidade.”

A inflação continuará existindo porque os estados continuarão usando desse mecanismo para financiar seus gastos. É fato que não é eleitoralmente popular para um governo coletar toda a quantia necessária para seus luxos unicamente através da taxação. As pessoas reclamariam, os impostos seriam sentidos de forma mais brusca por todos e noticiados à exaustão. Então eles optam, obviamente, por iludir o público recorrendo ao aparentemente não oneroso método de aumentar a quantidade de moeda e crédito, já que quem levará a culpa no final será o empresariado.

A partir do momento em que adquirimos o conhecimento do que é a inflação, passamos a perceber o fato que realmente importa: Seja lá qual for o método de financiamento adotado – taxação, empréstimos ou inflação -, os gastos governamentais sempre afetarão a população em geral, e quem sofre mais é sempre a camada mais pobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escola Austríaca de Economia
Economia

3 Livros da Escola Austríaca de Economia que você não pode deixar de ler

Ainda há pouco ocorreu a comemoração de 75 anos da versão em inglês da obra prima, Ação Humana, de Ludwig von Mises, bem como os 50 anos de reavivamento da Escola Austríaca de economia. No ressurgimento da Escola Austríaca são notáveis as contribuições à teoria de processo de mercado lideradas por Hayek (tratando do problema […]

Leia Mais
Corte de juros
Economia

Copom decide cortar juros básicos da economia

Em reunião realizada nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), decidiu reduzir a taxa de juros básica de 11,25% para 10,75%. A decisão foi tomada em meio a alta do dólar e alta dos juros nos Estados Unidos. O corte será o sexto realizado durante o governo Lula, quando a […]

Leia Mais
Economia de Lula
Economia

O boom artificial da economia criado pelos gastos públicos crescentes do governo Lula

Em um artigo recente do UOL, o colunista José Paulo Kupfer afirmou que a economia brasileira está bombando graças ao “estilo Lula” de governar. Kupfer fez essa afirmação com base em dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgados pelo Banco Central, na última segunda-feira (18). O colunista afirma que o “crescimento econômico” converge com […]

Leia Mais