Inflação no Brasil e as expectativas para 2022

“O que nos causa problemas não é o que não sabemos. É o que temos certeza que sabemos e que, ao final, não é verdade.”

Mark Twain

Popularmente, as pessoas conhecem a inflação como um aumento generalizado dos preços. No entanto, na origem, ela vem da palavra “inflar”; e caracteriza-se pela expansão da base monetária através da impressão de papel-moeda ou da reserva fracionária.

E qual a perspectiva de inflação no Brasil?

Com a deterioração do teto de gastos, a inflação está em dois dígitos e as sucessivas crises políticas, o dólar segue em ritmo de crescimento. Porém, o que ainda assusta os brasileiros é a alta da inflação. O temor ultrapassou as expectativas para o governo e o mercado em 2021.

O indicador tornou-se um mal a ser combatido desde que superou o centro da meta, instaurada no início do ano. A meta prevista pelo Banco Central (BC) foi de 3,75% com um intervalo de 1,5% para cima e para baixo, isto é, o tolerável estabelecido seria de 5,25%. 

Mais um motivo para nos preocupar; chegamos acima dos 10% de inflação, sendo que nem acabamos o ano e já atingimos o dobro estipulado pelo BC. 

O medo da população e o mercado compreende de que maneira enfrentaremos essa situação. Olhando os dados de inflação pela América na Trading Economics, podemos examinar apenas Venezuela, 1946%, Argentina, 52,5%, Suriname, 59,8% e Haiti, 12,2%, quanto o Brasil, 10, 25%, passando dos 10% no acumulado de 12 de meses. Por outro lado, no México a inflação acumulada de 12 meses está de ¨6%, Colômbia, 4,51%, Chile, 5,3%, Bolívia com 0,18% até agosto, e o Equador, 1,07%.

Na América latina, somos o terceiro com a maior inflação e mesmo com o mundo todo com a inflação, o Brasil parece ter se afundado num precipício. 

No ano passado, o país terminou o ano apesar da pandemia em 4,52%. Foi o maior índice desde 2016 e naquele ano, havia um cenário de menos instabilidade do que agora. Os preços aumentam e o BC prossegue insistindo em elevar a SELIC (taxa de juros), uma medida que tem se demostrado ser ineficaz em controlar a inflação.

Expectativas para 2022

É cada vez mais provável um cenário para 2022 com o PIB próximo de 0%, inflação acompanhando a alta do dólar e esperar uma possível mudança de governo até 2023 pode ser tarde demais. 

 A boa notícia é que a atual gestão do BC parece ter confiança do mercado e há pessoas de qualidade lá tentando resolver o problema. A má notícia é que existe uma forte possibilidade de aumentar a pressão para amenizar o ajuste dos juros em razão de o próximo ano ser período eleitoral.

O tempo vai dizer se autonomia do BC irá fazer o dever de casa. O que particularmente causa incerteza é se alguém resolve perseguir o pleno emprego, ‘calcanhar de Aquiles’ na lei da autonomia do BC, para desestabilizar o Copom (Comitê de Política Monetária)

A solução para a inflação

A inflação vem corroendo a renda dos brasileiros, por esse motivo o governo está emitindo mais dinheiro de modo a atacar o problema; o choque da oferta da pandemia aumenta a inflação, a política fiscal aumenta a inflação e a política monetária, com juros baixos da  taxa neutra, aumenta a inflação. 

Em outras palavras, quem cria a inflação é o próprio governo quando aumenta a oferta de moeda ao imprimir mais dinheiro ou expandir o crédito, fazendo com que agentes econômicos, a curto prazo, elevem o valor dos preços, e quem paga o preço da inflação é sempre a sociedade, principalmente os mais pobres.

O imposto inflacionário funciona como uma forma de expropriar a riqueza do indivíduo, sem sequer consciência por grande camada da sociedade. Como afirmou  o próprio Keynes ao ver que Lenin tinha razão sobre a inflação para subverter o sistema capitalista: 

“Não há maneira mais sútil nem mais segura de derrubar a base da sociedade do que perverter a moeda. O processo engrena todas as forças ocultas da lei econômica no lado da destruição e o faz de tal forma que nem um homem dentre um milhão é capaz de diagnosticar.” Bitcoin — A moeda na era digital

Por essa razão, a única solução eficaz seria retirar o monopólio da moeda do estado, via criptomoedas. Em contraste com os incentivos da máquina estatal, o ideal é que existisse um limite de impressão de moeda do que não ter nenhum limite.

No entanto, é muita ingenuidade acreditar que com o poder da coerção que possui, o governo se auto-limitasse para proteger o poder de compra da sociedade civil em detrimento do seu próprio poder de compra. Portanto, imposto é roubo, inflação é estelionato, não importa quem está no poder.


Lucas Guimarães

Internacionalista e cursando MBA em Gestão de Negócios. Atualmente, trabalha na consultoria ULTRAMARES NEGÓCIOS INTERNACIONAIS e integra o grupo internacional Students for Liberty Brazil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais