Inflação no Japão é encoberta por subsídios do Banco Central

inflação japão

A inflação extremamente baixa do Japão persistiu por mais de trinta anos – apesar de uma política monetária frouxa e do aumento da dívida governamental. Iremos abordar três razões para o “milagre da inflação” no Japão.

Enquanto as taxas de inflação nos EUA e na Europa aumentaram bruscamente no decorrer de 2021, a inflação no Japão foi somente 0,1% em outubro de 2021 (figura 1). Além disso, a inflação dos preços ao produtor no Japão foi de apenas 8%, ficando muito atrás dos outros países.

Em primeiro lugar, as empresas japonesas conseguiram manter os preços baixos porque os custos de capital e trabalho caíram significativamente desde o estouro da bolha econômica no início da década de 1990. A prolongada política monetária frouxa do Banco do Japão reduziu a taxa média de juros sobre empréstimos corporativos de 7,5% em 1991 para 0,75% recentemente. As garantias de empréstimos públicos diminuíram os riscos. Ao contrário da área do euro, as empresas japonesas não têm de pagar juros negativos sobre os seus depósitos em bancos.

Figura 1: Inflação no Japão, EUA, Reino Unido e Alemanha
Fonte: Eurostat; Japan Ministry of Internal Affairs and Communications; Bureau of Labor Statistics; UK Office for National Statistics.

Além disso, a crise permanente do Japão enfraqueceu o poder de barganha dos funcionários. Os sindicatos estavam dispostos a se comprometer nas negociações salariais para prevenir o desemprego. A proporção de trabalhadores (especialmente jovens, mulheres e aposentados) que trabalham sem vínculo sindical aumentou de 20% em 1990 para 37% em 2020. Desde a crise financeira japonesa em 1998, os níveis salariais do setor privado caíram 12%.

Em segundo lugar, o governo japonês manteve os preços baixos por meio do fornecimento de subsídios a uma ampla gama de indústrias. De acordo com estimativas da Washington International Trade Association, mais de 40% da renda dos agricultores japoneses vem do governo. A ajuda excessiva aos produtores de arroz contribuiu para a queda substancial dos preços. Além disso o trigo, soja, trigo sarraceno e a colza (também usados ​​como ração animal) são subsidiados. Os alimentos representam 26% do índice de preços ao consumidor.

Outros subsídios relevantes podem ser encontrados no transporte ferroviário, que desempenha um papel vital no Japão que é densamente povoado. Os preços do transporte público estão estáveis ​​há muito tempo. O mesmo aconteceu com os valores na educação, uma vez que a ajuda governamental reduziu as taxas escolares e universitárias desde 2009. A demanda por carros foi repetidamente aumentada por subsídios – mais recentemente para veículos elétricos – de modo que os preços dos carros permaneceram praticamente estáveis desde 1990.

O rápido crescimento de contribuições do estado para o sistema de saúde travaram o aumento dos preços nesse setor. O valor da água e eletricidade, controlados pelo governo, subiram discretamente. Em resposta a recente alta nos preços da gasolina, o ministro da indústria Koichi Hagiuda anunciou subsídios para atacadistas de gasolina.

No geral, pelo menos 50% do índice de preços ao consumidor parece ser controlado pelo governo, o que se reflete no crescimento significativo dos gastos governamentais com subsídios (figura 2). De acordo com nossas estimativas, os subsídios têm crescido em média 3,5% ao ano desde 1990. O crescimento foi particularmente forte em anos de crise. No ano de 2020, os subsídios dos governos central e local (excluindo subsídios para o sistema de pensões e seguridade social) atingiram o pico de cerca de ¥ 78 trilhões (cerca de € 600 bilhões), ou cerca de 15% do produto interno bruto.

Em terceiro lugar, ao manter as taxas de juros de longo prazo bem abaixo se comparadas ao Estados Unidos, o Banco do Japão criou saídas de capital persistentes equivalentes a $ 127 bilhões por ano, em média, desde 1990. Se esta enorme quantidade de capital tivesse permanecido no país e fosse gasta internamente, a inflação provavelmente teria sido muito mais alta. Um aumento nos preços dos imóveis, por exemplo, teria elevado os custos da habitação, que permaneceram constantes desde a segunda metade da década de 1990.

Figura 2: Subsídios do governo japonês (governos central e local).
Fonte: Ministério das Finanças do Japão. As estimativas excluem subsídios para o sistema de pensões, gastos sociais e socorro em desastres.

Assim, o governo só conseguiu manter a inflação baixa porque o Banco do Japão forneceu respaldo comprando títulos do governo. Como os subsídios diretos e indiretos financiados pelo banco central ajudaram a manter a inflação abaixo da meta oficial de 2%, o Banco do Japão justificou suas próprias compras de títulos, tornando possíveis mais subsídios governamentais financiados por dívida. A desvantagem é que a dívida do governo japonês como parcela do produto interno bruto aumentou de 67% em 1990 para 266% em 2020, com o Banco do Japão detendo cerca de metade dos títulos do governo em circulação.

O modelo japonês de controle disfarçado da inflação por meio de uma estreita cooperação do governo e do banco central poderá em breve ser adotado na Europa, onde alguns países do euro, como Espanha e França, já lançaram subsídios à energia em resposta à alta dos preços. No entanto, essa inflação oculta não impede a perda do poder de compra.

No Japão, a perda de poder de compra se materializou na queda dos salários nominais, na falta de juros sobre a poupança e na fuga de capitais. Riscos adicionais para o declínio do bem-estar econômico surgiram da zumbificação das corporações japonesas, conforme refletido nos níveis de produtividade em declínio, sob a política monetária persistentemente frouxa do Banco do Japão. Portanto, o modelo japonês de controle da inflação não seria uma política econômica correta para conter a alta inflação que se observa atualmente também na Europa e nos Estados Unidos.

Autores: Taiki Murai é assistente de pesquisa no Instituto de Política Econômica da Universidade de Leipzig. Gunther Schnabl é professor de economia internacional e política econômica da Universidade de Leipzig, Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais