Joe Biden pede para que cidadãos americanos saiam da Ucrânia

Joe Biden pede para que cidadãos americanos saiam da Ucrânia

Presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, pediu nesta quinta-feira, dia 10, que cidadãos americanos saiam da Ucrânia imediatamente por risco de invasão por parte da Rússia. Além disso, Holanda, Japão e Coreia do Sul também pediram para que seus cidadãos viessem a sair.

Os cidadãos americanos deveriam sair agora. As coisas podem acelerar rapidamente

disse Joe Biden à NBC News

O presidente norte-americano outra vez destacou a ideia de mandar soldados à Ucrânia, nem mesmo para que pudesse ajudar a retirar os cidadãos dos Estados Unidos em uma eventual invasão. Afirmou ainda Biden que, isso seria “uma guerra mundial. Quando os americanos e os russos começam a atirar uns nos outros, entramos num mundo muito diferente”.

Ele ainda acrescentou:

Não há. É uma guerra mundial quando os americanos e a Rússia começam a disparar uns contra os outros

Quando questionado pelo âncora da NBC News, Lester Holt sobre o que poderia levá-lo a enviar tropas para resgatar americanos a Biden que cenário na Ucrânia, Joe Biden respondeu:

NÃO ESTAMOS A LIDAR COM UMA ORGANIZAÇÃO TERRORISTA. ESTAMOS A LIDAR COM UM DOS MAIORES EXÉRCITOS DO MUNDO. É UMA SITUAÇÃO MUITO DIFERENTE, E AS COISAS PODEM FICAR LOUCAS RAPIDAMENTE

Ele ainda acrescentou:

Estamos num mundo muito diferente do que alguma vez estivemos

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinkendisse, afirmou nesta sexta-feira, dia 11, que a Rússia continua a enviar tropas para sua fronteira com a Ucrânia e afirmou ainda que a eventual invasão poderá começar “a qualquer momento”, inclusive durante os Jogos Olímpicos de Inverno que acontecem na China.

Blinkendisse acredita que a Rússia pretende esperar que os Jogos Olímpicos de Inverno terminem primeiro para que não venha a ofuscar seu maior aliado, a China.

Segundo ele:

A invasão pode acontecer a qualquer momento e, sejamos claros, pode ocorrer inclusive durante os Jogos Olímpicos

Por sua vez, as autoridades da Ucrânia deram declarações minimizando a fala do presidente norte-americano.”Não há nada de novo nesta declaração”, afirmou o ministroi das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Além disso, uns dias atrás, o governo da Ucrânia já havia considerado um exagero a decisão de Washington de evacuar seu pessoal diplomático.

Conhecemos a posição dos Estados Unidos, que já fez esse tipo de declaração antes

alegou Kuleba a repórteres presentes.

Acrescentou ainda, “Eles já começaram a evacuar parte de seus funcionários da embaixada e familiares. Esta declaração não mostra nenhuma mudança radical na situação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem tenta invadir residência oficial de Lula
Política

Tentativa de invasão a residência oficial de Lula no Palácio do Planalto

Na manhã deste sábado (24), houve uma tentativa de invasão do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT). O petista estava presente quando um carro tentou invadir o local. A informação foi publicada primeiramente pelo site de notícias Metrópolis, e confirmada pela acessoria do presidente da República. Segundo a assessoria de comunicação da […]

Leia Mais
China x Tawian
Política

Pequim anuncia manobras militares perto das ilhas de Taiwan

“Nunca houve algo como águas ‘restritas’ ou ‘fora dos limites’ nas zonas de pesca tradicionais do Estreito (de Formosa)”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (o executivo chinês), segundo a agência de notícias oficial Xinhua. A porta-voz disse que o incidente “provocou indignação generalizada” na China e […]

Leia Mais
Política

Morre Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin

Em mais uma execução política, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu na prisão nesta sexta-feira. Navalny foi um dos mais vocais opositores do atual regime do Kremlin. A Gazeta Libertária havia escrito sobre sua mais recente condenação aqui. O serviço penitenciário da região disse que ele não se sentiu bem após uma caminhada […]

Leia Mais