Liberdade econômica no Brasil

Os rankings sobre liberdade econômica levam em consideração na composição de seus índices as variáveis e estatísticas oficiais, número de regulações e outros indicadores macroeconômicos, mas geralmente não computam diferenças setoriais ou entre tamanhos de empresas, ou a própria liberdade individual de empreendedorismo, distorcendo o resultado final.

O Brasil na verdade é ainda menos livre do que o exposto. Muito menos. Grande parte da opinião pública tende a achar que o grande número de lojas comerciais nas ruas das cidades brasileiras é sinônimo de liberdade econômica. Esse engano é muito usual.

Muitas dessas empresas operam com baixíssima lucratividade, outras apresentam uma razoável taxa de retorno mas operam muito alavancadas, estando patrimonialmente quebradas.

E finalmente a taxa de sobrevivência da micro, pequena e média empresa brasileira é baixíssima. A rotatividade faz parecer que temos uma economia livre e vibrante, com ruas comerciais repletas de empreendimentos comerciais. Mal sabe o povo que a esmagadora maioria são pequenos empresários indo para o abate.

Enquanto corporações, grandes fornecedores do estado e setores com maior capacidade de captura regulatória crescem, recebem subsídios e desfrutam de reservas de mercado, a esmagadora maioria é sacrificada. Até quando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inflação 2024
Economia

Ipea: alta de preços acelera para todas as faixas de renda em fevereiro

A alta de preços no Brasil, que parecia controlada até o ano passado, acelerou no mês de fevereiro para todas as faixas de renda do país. As famílias de renda média alta foram as que mais sentiram o impacto, que afetou as mensalidades escolares e o preço dos combustíveis. Os dados estão no Indicador Ipea […]

Leia Mais
Déficit público
Economia

Agora vai? Ministério da Fazenda espera déficit de 0,25% para 2024

Segundo a equipe econômica do governo Lula, o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias aponta para a possibilidade de um déficit de 0,25% neste ano. As afirmações da equipe foram feitas durante uma entrevista a revista Exame. Na entrevista, a equipe econômica afirmou que resultado das contas públicas de janeiro foi positivo, além […]

Leia Mais
Lula e Juscelino
Economia

Governo Lula quer regulamentar e-commerce para fortalecer Correios

O governo Lula planeja enviar ao Congresso, um projeto de regulamentação do ecommerce visando fortalecer os Correios. O texto está sendo elaborado por um grupo liderado por Juscelino Filho, ministro das Comunicações. A ideia surge após Lula retirar o Correios da lista de estatais a serem privatizadas. O ministro afirma que pretende atualizar a legislação […]

Leia Mais