Liberdade econômica no Brasil

Os rankings sobre liberdade econômica levam em consideração na composição de seus índices as variáveis e estatísticas oficiais, número de regulações e outros indicadores macroeconômicos, mas geralmente não computam diferenças setoriais ou entre tamanhos de empresas, ou a própria liberdade individual de empreendedorismo, distorcendo o resultado final.

O Brasil na verdade é ainda menos livre do que o exposto. Muito menos. Grande parte da opinião pública tende a achar que o grande número de lojas comerciais nas ruas das cidades brasileiras é sinônimo de liberdade econômica. Esse engano é muito usual.

Muitas dessas empresas operam com baixíssima lucratividade, outras apresentam uma razoável taxa de retorno mas operam muito alavancadas, estando patrimonialmente quebradas.

E finalmente a taxa de sobrevivência da micro, pequena e média empresa brasileira é baixíssima. A rotatividade faz parecer que temos uma economia livre e vibrante, com ruas comerciais repletas de empreendimentos comerciais. Mal sabe o povo que a esmagadora maioria são pequenos empresários indo para o abate.

Enquanto corporações, grandes fornecedores do estado e setores com maior capacidade de captura regulatória crescem, recebem subsídios e desfrutam de reservas de mercado, a esmagadora maioria é sacrificada. Até quando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais