Líder supremo do Talibã faz primeira aparição

O misterioso líder supremo do Talibã, mulá Hibatullah Akhundzada, que todos tinham dado como ou morto, apareceu em público pela primeira vez desde sua nomeação, em 2016 – anunciou o governo afegão neste domingo (31).

O comandante dos crentes, o xeque Hibatullah Akhundzada, apareceu diante de uma grande congregação na famosa madraça Darul Uloom Hakimah e falou por 10 minutos com seus bravos soldados e discípulos

Disse o governo do Talibã em uma mensagem que acompanha um registro de áudio.

No áudio publicado nas redes do Talibã, o mulá recita orações e bênçãos. De acordo com uma fonte local, o líder supremo do Talibã chegou à escola corânica em Kandahar acompanhado por dois veículos.

Em seu primeiro discurso, Akhundzada não fez comentários políticos, apenas pediu a bênção de Deus sobre a liderança do Talibã.

O evento em Kandahar foi realizado sob fortes medidas de segurança, e a divulgação de fotos ou vídeos não foi permitida, apesar da mídia talibã tenha compartilhado o áudio de 10 minutos.

Ele também orou pelos “mártires” do movimento, pelos combatentes feridos e pelo sucesso dos funcionários do Emirado Islâmico no que ele chamou de “grande teste”.

Que Deus recompense o povo do Afeganistão que lutou contra os infiéis e a opressão por 20 anos

Declarou o líder religioso em seu discurso.

Após rápida campanha militar, acelerada pelo anúncio da retirada das tropas dos Estados Unidos do país, o Talibã voltou ao poder.

Com exceção de suas raras mensagens anuais para marcar feriados islâmicos, o líder do Talibã mantém a maior discrição possível sobre sua vida.

Ninguém sabia onde ele estava e se permanecia vivo, até a retirada das forças americanas do Afeganistão em agosto.

Uma única fotografia dele, com barba e turbante, foi distribuída. Akhundzada foi nomeado líder do Talibã em rápida transição de comando depois que um ataque de drone dos EUA matou seu antecessor, o mulá Akhtar Mansour, em 2016.

Até então, ele era uma figura pouco conhecida e participava mais de assuntos religiosos e jurídicos do que de ações militares.

Uma vez no comando, Akhundzada rapidamente obteve a lealdade do egípcio Ayman al-Zawahiri, o líder da Al-Qaeda, que o nomeou “emir dos crentes”, reforçando sua credibilidade no universo jihadista e sunita.

Como líder supremo, Akhundzada é responsável por manter a união dentro do Talibã, uma missão complexa devido às lutas internas que fragmentam o movimento islâmico radical.

O Talibã anunciou em setembro que seu líder supremo vivia “desde o início” do retorno ao poder em Kandahar e que iria aparecer “em breve em público”.

Temos reuniões regulares com ele sobre o controle da situação no Afeganistão e como administrar nosso governo

Garantiu na quarta-feira o governador de Kandahar, o mulá Yusef Wafa.

Ele dá conselhos a todos os líderes do Emirado Islâmico do Afeganistão e seguimos suas regras, seus conselhos, e, se temos um governo que progride, é graças a ele

Acrescentou.

Um “seminário” reunindo altos funcionários do Talibã em um lugar secreto é organizado atualmente em Kandahar, observou um jornalista da AFP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais