Lula decide taxar videogames para compensar corte no IR

Lula decide taxar videogames

Se tratando do governo Lula, era esperado que ele compensasse a redução no IR com mais tributação. Assim como ele fez recentemente em relação aos combustíveis, o governo Lula também irá tributar os videogames no país.

Tributação de videogames

Nesta quarta-feira, o ministro da Fazenda Fernando Haddad, anunciou que os videogames seriam tributados no país. Segundo o petista a decisão visa “compensar” a mudança feita no IR este ano pelo presidente Lula.

“Vamos compensar a pequena perda de arrecadação com a tabela do IR com a tributação sobre esses jogos eletrônicos (videogames) que não pagam nenhum imposto e levam uma fortuna de dinheiro do País”, afirmou, em entrevista ao UOL. “Jogo no mundo inteiro é tributado e no Brasil não é”, acrescentou.

Ainda segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deu aval para a medida. “Vamos regulamentar em março, vamos mandar para a Casa Civil”, adiantou. “Estamos fazendo a estimativa de arrecadação e os números não estão convergindo. O modelo está pronto, mas precisamos de uma estimativa mais precisa. Mas é coisa da ordem de bilhões de reais, não muitos, mas alguns”, projetou.

O Leviatã não pode ficar com fome

Era de se esperar que Lula fosse compensar a mudança feita na tabela do IR. Desde sua campanha eleitoral ele deixou claro que iria aumentar os gastos públicos (que ele adora chamar de “investimentos”).

Além das esmolas (que ele chama de “programas sociais”) para as pessoas ingênuas que não entendem o custo que isso terá para elas, ainda há os agrados para os aliados, que não apoiaram Lula à toa.

Assim como a tributação sobre os combustíveis (que irá atingir fortemente a população, como será explicado futuramente), a tributação sobre os videogames faz parte da manobra para Lula e seu governo compensar as aparentes boas ações (alteração no IR) sem sacrificar sua gastança pública.

Mas assim como no anime Fullmetal Alchemist se pede uma alma pela outra, o lazer do jogador de videogames, que já é prejudicado pelo estado todo santo dia, será a alma a ser sacrificada.

Pirataria de videogames: a grande saída

Como bem demonstrado por Samuel Edward Konkin III em sua ideia de agorismo, a contraeconomia (práticas econômicas contrárias ao estado) é a grande solução frente às regulações e tributações estatais.

A grande saída para uma situação como essa da tributação de games (que irá reduzir sua oferta e a concorrência, e consequentemente aumentar seus preços) é a pirataria dos jogos. Tal iniciativa irá tornar o acesso aos videogames mais barato e ajudar a resgatar um pouco da liberdade dos consumidores.

Por mais que o estado venha tentando combater tal iniciativa, a pirataria de videogames ainda tem a incompetência do estado e a criatividade dos “pirateadores” ao seu lado. A grande esperança contra as amarras estatais são justamente essas iniciativas empreendedoras subversivas que abrem brechas e nos permitem respirar um pouco de liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais