Lula recua sobre taxação de produtos chineses. Varejistas lobbystas reagem

Lula desiste de taxar produtos chineses

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Após a repercussão negativa sobre a taxação de produtos chineses, o presidente Lula pediu ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que suspendesse a medida. No entanto, mesmo com a suspensão, o ministro afirmou que o governo ficará de olho e reforçará a vigilância para garantir que nenhuma empresa se passe por pessoa física para escapar da tributação.

“O presidente [Lula] nos pediu ontem para tentar resolver isso do ponto de vista administrativo. Ou seja, coibir o contrabando. Nós sabemos aí que tem uma empresa que pratica essa concorrência desleal, prejudicando todas as demais empresas, tanto do comércio eletrônico quanto das lojas que estão abertas aí, sofrendo a concorrência desleal dessa empresa”

declarou o ministro da Fazenda a jornalistas nesta terça (18), segundo a Agência Brasil.

Impopularidade da medida

Após o anúncio de que o governo iria taxar a importação de produtos chineses, o público reagiu de forma negativa, prevendo que isso pode prejudicá-los. A ideia original do governo era que a tributação dos produtos chineses garantisse um aumento na arrecadação.

A desculpa usada foi a de que muitas empresas estariam importando produtos se fazendo passar por pessoas físicas, a única categoria isenta de impostos dos produtos chineses (em até $ 50 por item). No entanto, mesmo essa desculpa não convenceu o público, que entendeu que seria impactado. E mesmo a tributação sobre a importação sobre as empresas os impacta.

A medida foi tão impopular, que impactou até mesmo na popularidade do presidente, que teve um aumento de 9% em sua impopularidade, chegando agora a 29%. Com isso, Lula se viu obrigado a recuar em sua decisão e suspendeu a tributação de produtos chineses por pessoas físicas.

Reação dos varejistas lobbystas

A medida de Lula no entanto acabou não agradando a todos. Os varejistas lobbystas que apoiavam a medida agora estão preocupados com a manutenção da isenção para importação dos produtos chineses por pessoas físicas. Dentre os varejistas que se manifestaram sobre o assunto, está a empresária Luiza Trajano, dona da Magazine Luíza. Junto à ela estão outros empresários membros do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

“Seguimos acompanhando os esforços do governo e acreditamos que, juntos, governo e setor privado, acharemos uma solução para essa situação insustentável”

afirmou Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV, entidade que representa 71 empresas varejistas de diferentes setores

Em entrevista à Veja, o IDV apelou para o interesse do governo em aumentar a arrecadação. Segundo ele, a projeção é de que a evasão originada apenas no varejo digital deve alcançar entre 76 bilhões de reais e 99 bilhões de reais em 2025.

Ah, e não para por aí. Na entrevista eles também vieram com aquele papo demagogo de sempre envolvendo investimentos em saúde e educação. Segundo o IDV, os impostos sobre os produtos chineses permitiriam arrecadar dinheiro suficiente para isso. O IDV parece ignorar que há décadas o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo e enormes gastos públicos. Além do fato do governo sempre gastar mais do que arrecada.

E mesmo assim ele nunca consegue investir decentemente nestas áreas. E quem estudou sobre o assunto a fundo sabe o porquê. O que vai acontecer na prática é que os brasileiros continuarão com as mesmas falsas promessas de sempre e pagando mais caro pelos produtos dos varejistas lobbystas protegidos pelo governo.

Como se vê, os varejistas ainda não deram o braço a torcer e farão todos os apelos possíveis para evitar a concorrência estrangeira e manter seus monopólios com preços abusivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escola Austríaca de Economia
Economia

3 Livros da Escola Austríaca de Economia que você não pode deixar de ler

Ainda há pouco ocorreu a comemoração de 75 anos da versão em inglês da obra prima, Ação Humana, de Ludwig von Mises, bem como os 50 anos de reavivamento da Escola Austríaca de economia. No ressurgimento da Escola Austríaca são notáveis as contribuições à teoria de processo de mercado lideradas por Hayek (tratando do problema […]

Leia Mais
Corte de juros
Economia

Copom decide cortar juros básicos da economia

Em reunião realizada nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), decidiu reduzir a taxa de juros básica de 11,25% para 10,75%. A decisão foi tomada em meio a alta do dólar e alta dos juros nos Estados Unidos. O corte será o sexto realizado durante o governo Lula, quando a […]

Leia Mais
Economia de Lula
Economia

O boom artificial da economia criado pelos gastos públicos crescentes do governo Lula

Em um artigo recente do UOL, o colunista José Paulo Kupfer afirmou que a economia brasileira está bombando graças ao “estilo Lula” de governar. Kupfer fez essa afirmação com base em dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgados pelo Banco Central, na última segunda-feira (18). O colunista afirma que o “crescimento econômico” converge com […]

Leia Mais