Lula sanciona leis que retomam cotas para produções nacionais no cinema e TV paga

Lula

Foram sancionadas na última segunda-feira (15), pelo presidente Lula, as leis que retomam as cotas obrigatórias para obras nacionais em sessões de cinema e em canais de televisão paga. De acordo com a Casa Civil, os textos foram sancionados sem vetos.

A retomada das cotaa para exibição das obras brasileiras era uma das exigências de grande parte da classe artística do país, que também possui um grande número de apoiadores de Lula que esperavam a aprovação de tal medida. Óbvio que tal apoio é disfarçado de “preocupação com a cultura nacional”.

O Palácio do Planalto usou a mesma justificativa, afirmando que  “fortalece a política pública e impacta diretamente no desenvolvimento cultural brasileiro, por meio da valorização da produção e distribuição de obras cinematográficas nacionais”.

Obviamente que o interesse por parte do Palácio do Planalto em tal proposta está em manter consigo o apoio da classe artística. Afinal, grande parte dos artistas do país são fortes apoiadores de Lula, e possuem grande influência sobre o público mais jovem, que compõem a nova geração de eleitores.

E como foi comentado neste artigo sobre a aprovação de tais projetos no Senado, o interesse em criar tais cotas não possui apenas motivações financeiras. Isso também faz parte de um projeto de poder!

Ao estabelecer quais os critérios para um determinado filme ter sua produção contemplada com a Lei Rouanet (que é o caso da maioria dos filmes nacionais), o viés político de tais critérios irá determinar o teor do filme e toda a mensagem que ele transmite, se tornando uma verdadeira arma de propagação ideológica.

O presidente Lula demonstra isso ao afirmar com a medida, haverão “histórias brasileiras contadas por brasileiros para nosso país e o mundo”. E com isso ele quer dizer apenas filmes impregnados com o viés ideólogico da esquerda política, que é a grande defensora de tal pauta.

E assim como foi explicado no mesmo artigo sobre a aprovação de tal pauta pelo Senado, haverão os impactos econômicos de tal medida, tanto sobre as empresas de exibição de filmes, como também os clientes, que se verão cada vez menos sem opções além dos filmes propagandísticos da esquerda política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais