Ministério do Trabalho propõe projeto de retomada do imposto sindical obrigatório

Volta do imposto sindical obrigatório

O imposto sindical – que teve sua obrigatoriedade abolida durante a Reforma Trabalhista do ex-presidente interino Michel Temer – pode voltar. A proposta vem sendo analisada pelo Ministério do Trabalho, que deve enviar Congresso Nacional um projeto de lei (PL) para efetivá-lo.

Segundo a CNN, o projeto propõe uma taxa descontada na folha de pagamento fixada em até 1% do rendimento anual do trabalhador. O projeto ainda prevê que a taxa seja implementada por meio da aprovação individual de cada categoria sindical. Com isso, a mudança precisaria passar por votação em assembleias, além de ser oficializada nos termos de eventuais acordos ou convenções coletivas.

Benefícios para os sindicatos

Caso a proposta seja aprovado, o imposto sindical será vinculado a acordos de reajuste salarial entre patrões e empregados, intermediados pelos sindicatos. A ideia é que a discussão sobre a contribuição obrigatoriamente faça parte do processo de negociação anual de aumentos salariais e benefícios.

 O projeto ainda prevê o repasse de um terço do valor arrecadado dos trabalhadores aos sindicatos. O cálculo total seguiria a seguinte configuração:

  • 70% para o Sindicato respectivo
  • 12% para a Federação correspondente
  • 8% para a Confederação correspondente
  • 7% para a Central Sindical correspondente

Os outros 3% serão destinados à outras entidades ligadas aos empregados. No entanto isso ainda está em processo de definição.

Oposição à proposta no Congresso

Apesar do apoio do presidente Lula e do Ministério do Trabalho, a proposta enfrenta forte oposição do Congresso. Em entrevista à CNN, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), classificou o projeto como “retrocesso absoluto” e “tentativa de ressurreição do peleguismo”.

Ele, que foi reitor da reforma trabalhista na Câmara, promete articular resistência ao avanço da proposta e que juntos irão se colocar fortemente contra.

Liberdade de escolha dos trabalhadores

O projeto, se aprovado, será uma flagrante violação da liberdade de escolha dos trabalhadores. Ao ser retomada, a contribuição obrigatória da taxa sindical voltará a ser um benefício para representantes sindicais – que antes viviam de tais taxas – às custas dos trabalhadores.

Ao se respeitar o direito de decisão de pagar uma taxa ou não, bem como de se afiliar ou não a um sindicato, o trabalhador escolhe qual o destino melhor do seu próprio dinheiro, bem como sua avaliação pessoal sobre a conveniência de se afiliar a um determinado sindicato. Se ele lhe trás algum benefício ou não.

Esse projeto infelizmente atenta contra isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe

Sign up for our newsletter and stay up to date

*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais