Mitos Econômicos EP02: Déficits e Crowding-out

Por: Murray N. Rothbard

Nosso país é assolado por muitos mitos econômicos que distorcem o pensamento público sobre problemas importantes e nos levam a aceitar políticas governamentais insalubres e perigosas. Aqui estão dez dos mais perigosos desses mitos e uma análise do que está errado com eles. (Murray N. Rothbard)

Mito 2: “Os déficits não têm um efeito de crowding-out no investimento privado.”

Nos últimos anos, tem havido uma preocupação compreensível com a baixa taxa de poupança e investimento nos Estados Unidos. Uma preocupação é que os enormes déficits federais desviarão as poupanças para os gastos governamentais improdutivos e, com isso, afastarão os investimentos produtivos, gerando problemas cada vez maiores a longo prazo no avanço ou mesmo na manutenção dos padrões de vida do público.

Alguns políticos tentaram mais uma vez refutar essa acusação através de estatísticas. Em 1982-83, eles declaram, os déficits foram altos e crescentes, enquanto as taxas de juros caíram, indicando assim que os déficits não têm efeito de exclusão.

Este argumento mostra mais uma vez a falácia de tentar refutar a lógica com estatísticas. As taxas de juros caíram devido à queda dos empréstimos em uma recessão. No entanto, as taxas de juros “reais” (taxas de juros menos a taxa de inflação) permaneceram altas sem precedentes – em parte porque a maioria de nós espera uma inflação pesada e renovada, em parte devido ao efeito de crowding-out. Em qualquer caso, as estatísticas não podem refutar a lógica; e a lógica nos diz que, se a poupança entrar em títulos do governo, haverá necessariamente menos poupança disponível para o investimento produtivo do que teria sido e as taxas de juros serão mais altas do que teriam sido sem os déficits. Se os déficits são financiados pelo público, então esse desvio de poupança para projetos do governo é direto e palpável. Se os déficits são financiados pela inflação dos bancos, então o desvio é indireto, o crowding-out agora ocorre com o novo dinheiro “impresso” pelo governo competindo por recursos com dinheiro antigo poupado pelo público.

Milton Friedman tenta refutar o efeito de crowding-out dos déficits, alegando que todos os gastos do governo, não apenas os déficits, fazem crowding-out igualmente na poupança e no investimento privado. É verdade que o dinheiro desviado pelos impostos também poderia ter sido gasto em poupança e investimento privado. Mas os déficits têm um efeito de crowding-out muito maior do que os gastos gerais uma vez que os déficits financiados pelo público, obviamente, drenam poupanças e poupanças sozinho enquanto os impostos reduzem o consumo público, bem como a economia.

Mesmo que os déficits sejam financiados pelo público, eles ainda causarão sérios efeitos de crowding-out, desviando poupanças, tão necessárias, do investimento privado produtivo para projetos perdulários do governo.

Assim, os déficits, qualquer que seja o modo como você os olha, causam sérios problemas econômicos. Se eles são financiados pelo sistema bancário, eles são inflacionários. Porém, mesmo que sejam financiados pelo público, eles ainda causarão sérios efeitos de crowding-out, desviando poupanças tão necessárias de investimento privado produtivo para projetos governamentais perdulários. E, além disso, quanto maiores os déficits, maior a carga tributária permanente sobre o povo americano para pagar os crescentes pagamentos de juros, um problema agravado pelas altas taxas de juros trazidas pelos déficits inflacionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais