Mitos Econômicos EP06: Escolha entre desemprego ou inflação

Por: Murray N. Rothbard

Nosso país é assolado por muitos mitos econômicos que distorcem o pensamento público sobre problemas importantes e nos levam a aceitar políticas governamentais insalubres e perigosas. Aqui estão dez dos mais perigosos desses mitos e uma análise do que está errado com eles. (Murray N. Rothbard)

Mito 6: “Existe uma troca entre desemprego e inflação.”

Toda vez que alguém pede para que o governo abandone suas políticas inflacionárias, os economistas e políticos do establishment advertem que o resultado só pode ser um grave desemprego. Estamos, portanto, presos a uma inflação contra a alta taxa de desemprego, e nos convencemos de que devemos, portanto, aceitar algum dos dois.

Essa doutrina é a posição de retirada dos keynesianos. Originalmente, os keynesianos nos prometeram que, manipulando e ajustando déficits e gastos do governo, poderiam e nos trariam prosperidade permanente e pleno emprego sem inflação. Então, quando a inflação tornou-se crônica e cada vez maior, eles mudaram de tom para alertar sobre o alegado tradeoff, a fim de enfraquecer qualquer possível pressão sobre o governo para impedir sua criação inflacionária de dinheiro novo.

A doutrina tradeoff é baseada na alegada “curva de Phillips”, uma curva inventada há muitos anos pelo economista britânico A. W. Phillips. Phillips correlacionou os aumentos salariais com o desemprego e alegou que os dois se movem inversamente: quanto mais altos os aumentos nos salários, menor o desemprego. Por sua vez, essa é uma doutrina peculiar, pois ela está em desacordo com a teoria lógica do senso comum. A teoria nos diz que quanto mais altos os salários, maior o desemprego e vice-versa. Se todos fossem ao seu empregador amanhã e insistissem em duplicar ou triplicar o salário, muitos de nós estariam prontamente desempregados. No entanto, essa descoberta bizarra foi aceita como evangelho pelo establishment econômico keynesiano.

Por agora, deve ficar claro que esta constatação estatística viola os fatos, bem como a teoria lógica. Pois, durante a década de 1950, a inflação era de apenas um a dois por cento ao ano e o desemprego oscilava em torno de três a quatro por cento. Hoje, no entanto, o desemprego varia entre oito e 11 por cento e a inflação entre cinco e 13 por cento. Nas últimas duas ou três décadas, em resumo, tanto a inflação quanto o desemprego aumentaram acentuada e severamente. Tivemos uma curva reversa de Phillips. Houve algo além de um tradeoff inflação-desemprego.

Não obstante, os ideólogos raramente cedem aos fatos, mesmo que continuamente afirmem “testar” suas teorias por deles. Para salvar o conceito, eles simplesmente concluíram que a curva de Phillips ainda permanece como um tradeoff inflação-desemprego, exceto que a curva inexplicavelmente “mudou” para um novo conjunto de supostas compensações. Nesse tipo de atitude, é claro, ninguém jamais poderia refutar qualquer teoria.

De fato, a inflação agora, mesmo que reduza o desemprego no curto prazo, induzindo preços a saldarem os salários (reduzindo assim os salários reais), só criará mais desemprego no longo prazo. Eventualmente, as taxas salariais alcançam a inflação, e a inflação traz recessão e desemprego inevitavelmente em seu rastro. Depois de mais de duas décadas de inflação, estamos todos vivendo nesse “longo prazo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais