Mobilidade Urbana: Quando iremos falar dos pedestres?

pedestres na faixa

A preferência moderna por veículos autônomos, elétricos, patinetes e bicicletas sem estação faz com que seja fácil esquecer dos humildes pedestres. No entanto, como quase todas as viagens começam ou terminam a pé, estamos ignorando uma parte fundamental do que torna uma cidade inteligente.

É notório que nas discussões sobre Planos de Mobilidade ou Planos Diretores os pedestres não são colocados no cerne da questão. Fundamentalmente, é muito difícil ver um debate qualificado nas cidades em relação às condições para uma melhor caminhada.

Felizmente, existem várias ações que têm se mostrado eficazes na melhoria do deslocamento dos pedestres:

i) Criação de espaços dedicados para usuários vulneráveis ​​da via, como calçadas melhoradas, vias amplas para pedestres e até ruas e praças parcial ou totalmente para pedestres;

ii) Estabelecer limites de velocidade adequados a cada ambiente e garantir que sejam respeitados.

A velocidade em áreas urbanas, por exemplo, poderia ser limitada a 50 km/h, ou mesmo 10, 20, 30 km/h em alguns bairros para estimular a caminhada e a mobilidade não motorizada.

iii) Adaptar a infraestrutura viária – estreitando a estrada, construindo ilhas de refúgio, extensões de meio-fio, travessias de pedestres elevadas e redutores de velocidade – é fundamental para alcançar a redução da velocidade.

Promoção de uma maior conscientização por meio de educação e treinamento em segurança viária e garantia de que as proteções, legais e sociais, aos pedestres sejam amplamente asseguradas. 

Claramente, a segurança de pedestres requer uma abordagem multifacetada que combine projetos viários inteligentes e inclusivos, aplicação efetiva das defesas legais dos pedestres, resposta imediata pós-acidentes e melhor educação sobre segurança no trânsito. Empresas, planejadores, engenheiros, parceiros de desenvolvimento, usuários de estradas… todos temos um papel a desempenhar nisso. Ao reunir todas as partes interessadas em torno da mesma mesa para implementar essas soluções de maneira eficaz e coordenada, podemos fazer uma diferença real e salvar inúmeras vidas de pedestres.

Portanto, de nada adianta discutir a implantação de modelos para Cidades Inteligentes (Smart Cities), Mobilidade como Serviço (MaS) se continuamos a negligenciar o básico: as calçadas. Vivemos uma realidade na qual as prefeituras estão fazendo investimentos pesados em tecnologias e vivemos um cenário de inadequação das calçadas.

E é correto afirmar que o pedestre também nunca recebeu devida atenção nem quando existiam projetos voltados para Mobilidade Ativa, o foco foi sempre no ciclista e na ciclovia, raramente são pensados investimentos para os pedestres e as calçadas.

E falta empenho político em adequar calçadas. Todos os problemas de infraestrutura podem ser resolvidos a um nível de bairros. Mas depende da gestão local. Em La Paz, havia um programa chamado “Bairros de Verdade” que tinha o objetivo de resolver todos os problemas dos bairros mais pobres. La Paz tem muitos morros e o interessante era que com esse programa se conseguia construir calçadas, escadas para os pedestres, sinalização, além claro das ruas pavimentadas, uma vez que o poder de decisão foi transferido para a administração local. 

Miguel Angelo

Coordenador Técnico do Mova-se Fórum de Mobilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais
MP da tarifa de luz
Economia

Segundo ex-diretor da Aneel, MP assinada por Lula para baixar a conta de energia terá efeito contrário

Segundo Edvaldo Santana, ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, a medida provisória para baixar o valor da conta de luz, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (9), tem dispositivos que levarão ao efeito contrário. Segundo Edvaldo Santana e outros especialistas, haverá um aumento da tarifa para os consumidores. A MP […]

Leia Mais