MOP 2 começa combate ao contrabando de cigarros nesta segunda feira

Nesta segunda-feira, dia 15, começou a segunda reunião das partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco (MOP 2), um acordo internacional que visa combater o contrabando de cigarros. O evento será virtual e com agenda reduzida, em função das limitações impostas pela pandemia, assim como a nona sessão da Conferência das Partes (COP 9), que encerrou na última sexta-feira.

As altas vendagens de cigarros contrabandeados preocupam o MOP

O protocolo vem sendo negociado durante cinco anos entre os países que fazem parte da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e adotado em 2012, durante a COP 5, em Seul, na Coreia. A organização visa combater o contrabando de cigarros, que já é responsável pela maior parte do mercado de tabaco em muitos países, incluindo o brasileiro, e que vem neutralizando as práticas de controle sobre o produto.

Vendas de cigarros contrabandeados já superam as do mercado regulado

Por ser um produto muito barato, o cigarro contrabandeado acaba atraindo mais consumidores na medida em que o produto altamente regulado e tributado tem seu preço elevado. Par se ter uma idéia disso, de acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) em 2019, o preço médio do cigarro no mercado regulado era de R$ 7,50, 54% mais caro que o do mercado contrabandeado (R$ 3,44).

A primeira reunião ocorreu em outubro de 2018, com 63 países aderindo ao protocolo desde então – entre eles o Brasil, que teve a adesão aprovada pelo Congresso Nacional em 2017 e promulgada em 2018. Outros países ainda estão em processo de ratificação, como o Paraguai, que é peça-chave na discussão, já que se trata do principal fornecedor de produtos contrabandeados da América do Sul.

Líderes do MOP estabelecem metas para controle do comércio de cigarros

Um das metas do acordo é a cooperação entre os governos dos países membros para reduzir o contrabando. Uma iniciativa que os líderes do acordo tem em mente para esse ano, é a criação de um sistema global de rastreamento de cigarros, como forma de facilitar o controle sobre a circulação de cargas. Outra linha prevê que os países endureçam suas legislações, já totalitárias, contra a prática prática, aumento suas penalidades.

De acordo com dados do ETCO, as vendas de cigarros contrabandeados respondia por 39% do mercado em 2015. Já em 2019, essa participação chegou a 57%. No ano passado, com o aumento do preço dos cigarros contrabandeados devido à alta do dólar, o índice caiu para 49%.

One thought on “MOP 2 começa combate ao contrabando de cigarros nesta segunda feira”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais