Moro cria grupo para “analisar a diminuição do imposto apenas sobre cigarros produzidos no Brasil”

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, criou um grupo para “analisar a diminuição de impostos sobre cigarros produzidos no Brasil”.

A medida visa favorecer apenas a indústria nacional de cigarros e, de acordo com ministro, “diminuir o consumo de cigarros de baixa qualidade, o contrabando e os riscos à saúde dele recorrentes”.

Entre 2012 e 2016, o governo adotou um aumento progressivo de impostos sobre cigarros no país, além de estabelecer um preço mínimo, de R$5,00 (cinco reais), sobre o produto. A ação veio com a intenção de apenas diminuir o consumo e, de acordo com os idealizadores, diminuir o número de doenças causadas pelo fumo.

Tal ação (dos governos anteriores), além de ser totalmente contrária à liberdade individual, prejudica vários fabricantes de cigarros do país que buscam o próprio ganho, competindo entre si.

A taxação sobre cigarros importados continuará atuando, dificultando o acesso de consumidores e fornecedores estrangeiros, o que encarece o produto e prejudica principalmente os mais pobres, que se sujeitam a “ilegalidade”, muitas vezes, para efetuar o consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais