A notícia de que o ex ditador de Cuba, Raúl Castro, irmão do falecido Fidel Castro, e que governou a ilha de 2008 até 2018, havia morrido, repercutiu entre vários internautas no dia de ontem. No entanto a informação não passava de uma pegadinha do Día de Los Inocentes (dia dos inocentes), que nos países hispânicos é usado muitas vezes como o equivalente ao nosso Dia da Mentira.
O primeiro a alertar sobre a pegadinha foi o perfil de direita no X chamado One Paul:
Tudo começou com uma brincadeira do perfil cubano de direita, Yulier Suárez no X no clima do feriado:
Yulier Suárez é um ativista de direita de origem cubana, e atualmente residente em Amsterdã, Países Baixos. Sendo crítico do regime de Raúl Castro em Cuba, ele aproveitou o feriado para fazer uma pegadinha.
Día de Los Inocentes
O Día de Los Inocentes (Dia dos Inocentes), também conhecido como Dia dos Santos Inocentes, é um feriado cristão bastante popular na Espanha e em outros países falantes da língua espanhola. O feriado tem sua origem no episódio bíblico onde Herodes, rei da Judeia no século I dc, ordenou o massacre de de crianças até os dois anos de idade.
Apesar do significado solene, o feriado acabou ganhando outros significados, como o de ser o dia dos bobos, algo como dia de fazer alguém de bolo. Isso acontece porque na língua espanhola, inocente e bobo são muitas vezes usados como sinônimos.
Com isso, não incomum havere muitas pegadinhas neste dia, tornando ele similar ao nosso 1° de Abril. E isso inclui pegadinhas mórbidas, como inventar a morte de alguém. Esse foi o caso de Raúl Castro ontem. Para infelicidade dos cubanos que amam a liberdade.