Morreu mas passa bem: morte do ditador cubano Raúl Castro não passou de uma pegadinha

Raúl Castro

A notícia de que o ex ditador de Cuba, Raúl Castro, irmão do falecido Fidel Castro, e que governou a ilha de 2008 até 2018, havia morrido, repercutiu entre vários internautas no dia de ontem. No entanto a informação não passava de uma pegadinha do Día de Los Inocentes (dia dos inocentes), que nos países hispânicos é usado muitas vezes como o equivalente ao nosso Dia da Mentira.

O primeiro a alertar sobre a pegadinha foi o perfil de direita no X chamado One Paul:

Tudo começou com uma brincadeira do perfil cubano de direita, Yulier Suárez no X no clima do feriado:

Yulier Suárez é um ativista de direita de origem cubana, e atualmente residente em Amsterdã, Países Baixos. Sendo crítico do regime de Raúl Castro em Cuba, ele aproveitou o feriado para fazer uma pegadinha.

Día de Los Inocentes

O Día de Los Inocentes (Dia dos Inocentes), também conhecido como Dia dos Santos Inocentes, é um feriado cristão bastante popular na Espanha e em outros países falantes da língua espanhola. O feriado tem sua origem no episódio bíblico onde Herodes, rei da Judeia no século I dc, ordenou o massacre de de crianças até os dois anos de idade.

Apesar do significado solene, o feriado acabou ganhando outros significados, como o de ser o dia dos bobos, algo como dia de fazer alguém de bolo. Isso acontece porque na língua espanhola, inocente e bobo são muitas vezes usados como sinônimos.

Com isso, não incomum havere muitas pegadinhas neste dia, tornando ele similar ao nosso 1° de Abril. E isso inclui pegadinhas mórbidas, como inventar a morte de alguém. Esse foi o caso de Raúl Castro ontem. Para infelicidade dos cubanos que amam a liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad diz que quem não paga imposto deve voltar a pagar

Durante uma entrevista ao GloboNews na noite de quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a reforma tributária, em fase de regulamentação no Congresso, e afirmou que quem não paga imposto no Brasil deve voltar a pagar. O ministro justificou sua fala afirmando que isso é necessário para que o governo possa “reequilibrar as […]

Leia Mais
Política

Maduro manda Lula tomar um chá de camomila após petista se assustar com fala sobre “banho de sangue”

Após o presidente Lula se declarar assustado com discurso de Maduro sobre “banho de sangue” contra a oposição, o ditador venezuelano mandou o petista “tomar um chá de camomila” para se acalmar. A fala do ditador foi durante um comício na cidade de San Carlos, a capital do Estado de Cojedes. Na semana passada, o […]

Leia Mais
Política

A armadilha populista

Se você se preocupa com a liberdade individual e a prosperidade geral, deve evitar todos os tipos de populismo como se fossem uma praga. É o analfabetismo econômico proclamado com orgulho e em letras grandes. Como alternativa ao libertarianismo, ele é ruim por si só – a liberdade não está em sua agenda – mas […]

Leia Mais