Morreu mas passa bem: morte do ditador cubano Raúl Castro não passou de uma pegadinha

Raúl Castro

A notícia de que o ex ditador de Cuba, Raúl Castro, irmão do falecido Fidel Castro, e que governou a ilha de 2008 até 2018, havia morrido, repercutiu entre vários internautas no dia de ontem. No entanto a informação não passava de uma pegadinha do Día de Los Inocentes (dia dos inocentes), que nos países hispânicos é usado muitas vezes como o equivalente ao nosso Dia da Mentira.

O primeiro a alertar sobre a pegadinha foi o perfil de direita no X chamado One Paul:

Tudo começou com uma brincadeira do perfil cubano de direita, Yulier Suárez no X no clima do feriado:

Yulier Suárez é um ativista de direita de origem cubana, e atualmente residente em Amsterdã, Países Baixos. Sendo crítico do regime de Raúl Castro em Cuba, ele aproveitou o feriado para fazer uma pegadinha.

Día de Los Inocentes

O Día de Los Inocentes (Dia dos Inocentes), também conhecido como Dia dos Santos Inocentes, é um feriado cristão bastante popular na Espanha e em outros países falantes da língua espanhola. O feriado tem sua origem no episódio bíblico onde Herodes, rei da Judeia no século I dc, ordenou o massacre de de crianças até os dois anos de idade.

Apesar do significado solene, o feriado acabou ganhando outros significados, como o de ser o dia dos bobos, algo como dia de fazer alguém de bolo. Isso acontece porque na língua espanhola, inocente e bobo são muitas vezes usados como sinônimos.

Com isso, não incomum havere muitas pegadinhas neste dia, tornando ele similar ao nosso 1° de Abril. E isso inclui pegadinhas mórbidas, como inventar a morte de alguém. Esse foi o caso de Raúl Castro ontem. Para infelicidade dos cubanos que amam a liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais