Nossa economia de dinheiro fácil não é sustentável

Os rumores de uma futura crise financeira estão a espalhar-se uma vez mais, uma vez que os créditos hipotecários de alto risco (subprime) têm obtido um retorno sob novos rótulos como “crédito com imparidade” ou “complex prime”. A nível internacional, o último relatório do FMI adverte contra os “riscos de desmantelamento, de diminuição do multilateralismo e de cansaço regulamentar” que podem provocar um abrandamento da atividade econômica mundial e uma desestabilização dos mercados financeiros mundiais. A reportagem de capa do The Economist de Outubro defende que a causa da próxima recessão global será provavelmente uma dinâmica desigual: “Esta divergência [nas taxas de crescimento] entre a América e o resto significa também políticas monetárias divergentes”. A Reserva Federal (FED) aumentou as taxas de juro oito vezes desde Dezembro de 2015. O Banco Central Europeu está ainda muito longe do seu primeiro aumento. No Japão, as taxas são negativas”.

O que as políticas monetárias “convergentes” envolvem, a nível global, é facilmente deduzido do que ocorreu nos últimos 10 anos. As três rondas de flexibilização quantitativa iniciadas pelo Fed em 2013 proporcionaram injeções de liquidez não apenas nos cofres dos bancos domésticos dos EUA, mas também em bancos estrangeiros (aproximadamente metade dos 1,3 trilhões de dólares). Esta operação, por vezes designada “stealth bailout”, foi possível devido à forte ligação dos mercados de capitais mundiais. Quando o QE3 dos EUA terminou em Outubro de 2014 e o dólar começou a apreciar-se, foi a vez do BCE, e pouco depois do Banco do Japão, de iniciar as suas próprias rondas de compras de títulos garantidos por ativos. As economias emergentes aderiram ao jogo, e ou compensaram a saída de capitais com a expansão do crédito interno, a fim de evitar que as suas moedas subissem e prejudicassem as exportações, ou permitiram um ligeiro aumento das taxas de rendibilidade das obrigações do Tesouro norte-americano, para atrair mais fundos estrangeiros como amortecedor no caso de as taxas de juro no estrangeiro voltarem a subir. Os países alinharam-se a um nível de “inflação global”, compensaram a sua redução ou estimularam o seu crescimento com injeções monetárias adicionais, mantendo as taxas de juro tão baixas quanto possível.

“Políticas monetárias divergentes” ou “dinâmica desigual” são apenas eufemismos para uma tendência mais perturbadora: em termos mais simples, os bancos centrais parecem estar agora temporariamente a coordenar mal a inflação monetária e a expansão do crédito. Como Mises explicou de forma divertida aos seus alunos,

Há um provérbio que diz: “Não se fala da forca na casa de uma família, em que um dos membros foi executado”. Desta forma, não se fala do problema internacional em termos de inflação. Quando se fala de um problema monetário internacional, diz-se que não há “liquidez” suficiente, que não há “reservas” suficientes. (Mises 2010, 78).

Com a coordenação dos bancos centrais e taxas de câmbio flexíveis, a depreciação relativa das moedas é muito reduzida e relativamente dolorosa — e os mercados financeiros parecem ainda muito superficiais. Na sua ausência (temporária), algumas das deficiências inerentes ao sistema, as águas sujas que se escondem por baixo, estão expostas. Se os balanços de alguns bancos centrais se expandem a taxas mais elevadas do que outros, uma depreciação relativa mais acentuada da sua moeda torna a inflação dos preços mais visível a nível interno, a dívida externa mais pesada — especialmente para as economias emergentes — e produz turbulência nos mercados financeiros.

Mas a causa da próxima recessão não pode ser uma dinâmica de crescimento desigual ou o aperto desigual das políticas monetárias. O que causa as crises financeiras, internas e globais, é a expansão contínua e subjacente do crédito. Os bancos centrais, agindo em uníssono nesta expansão em todo o mundo, só agravam e aumentam os seus efeitos. Por conseguinte, uma coordenação desigual ou mercados financeiros desestabilizados podem, no máximo, servir de desencadeador ou catalisador de um colapso financeiro.

O aspecto mais importante a referir aqui é que a tentativa de evitar a ocorrência de um colapso — através de uma regulação renovada ou de uma cooperação multilateral mais forte — é inútil a longo prazo. O domínio livre dos bancos centrais sobre questões monetárias não só provocou a maior era de inflação da história da humanidade, como levou a um desenvolvimento exacerbado dos mercados e instrumentos financeiros, já não ligados à moeda sólida nem à economia “real”. O núcleo podre do sistema só foi exposto brevemente em 2007 durante a crise financeira, mas os resgates e a manta de retalhos regulamentar dos anos seguintes acalmaram mais uma vez as águas. Mas isto não pode durar para sempre. É ingênuo pensar que as raízes corroídas do sistema financeiro vão durar muito tempo, ou que é possível alcançar uma verdadeira estabilidade financeira sem produzir pelo menos uma implosão parcial do atual sistema construído sobre dinheiro produzido a partir do nada.

Um sistema financeiro saudável, reestruturado e “sustentável” só é possível com dinheiro sólido, cuja produção não é arbitrária e politicamente determinada:

Temos de perceber que o dinheiro só pode funcionar, se tivermos um sistema em que o governo seja impedido de manipular o valor do dinheiro… não devemos ter um sistema monetário em que o valor da unidade monetária esteja nas mãos do governo para que este possa operar, manipular o mercado monetário da forma que pretende. Se o governo destrói o sistema monetário, destrói talvez a base mais importante da cooperação econômica inter-humana. (Mises 2010, 83)

Infelizmente, é provável que tenhamos chegado tarde demais, e já tenhamos ultrapassado o ponto de não retorno. O regresso a um sistema monetário e financeiro saudável será inegavelmente muito doloroso. No entanto, adiar o inevitável colapso só vai piorar muito a situação. 


Escrito por: Carmen Elena Dorobăț (@CarmenDorobat)
Traduzido por: Wallace Nascimento (@SrNascimento40)
Revisado por: Pedro Micheletto Palhares (@DevilSSSlayer)

Leia o artigo original clicando aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais