O Barulho Fere o PNA?

Nos grandes centros urbanos é praticamente impossível desfrutarmos do silêncio. Há ruídos por toda parte. Veículos buzinando, crianças chorando, pessoas discutindo, música alta tocando. Os ouvidos ficam “exaustos” de tanto trabalharem.

Esses barulhos, que não escolhemos ouvir, nos perturbam de tal modo, que podemos adoecer severamente em decorrência de sua influência.

Ficamos tensos ou relaxados a partir dos sons que ouvimos. Todos os ruídos para o qual somos expostos interferem em nosso funcionamento mental.

Existem pessoas que parecem não se importar se o barulho que fazem incomoda o próximo. Existem até mesmo àquelas que decidem incomodar o semelhante com os barulhos que efetivam.

O aspecto do barulho não é comumente tratado entre os libertários. Pouco se diz sobre o incômodo dos ruídos que nos cercam.

O bom senso é posto como balizador dos atos ruidosos, mas isso não resolve a situação, pois a pessoa barulhenta não se atém ao bom senso, às vezes o considera censurador.

Precisamos criar um parecer sobre o aspecto dos ruídos sonoros. Estabelecer limites razoáveis e legítimos. Deixar que a ordem espontânea resolva essa situação é inviável.

Os libertários possuem esse problema no campo teórico e prático, e não dá para culpar o estado por este mal. É necessário tratá-lo com seriedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contrato Private Law Society
Criptomoedas Direito

Assinado o primeiro contrato via Private Law Society, plataforma de arbitragem privada que usa Bitcoin

Foi assinado neste dia 1° de dezembro, o primeiro contrato da Private Law Society,  um projeto baseado em Bitcoin para fazer arbitragem privada e efetuar contratos. O anúncio foi feito no X pelo Júlio Santos, idealizador do projeto. Continuando o fio nos comentários, Júlio Santos informou que os árbitros do contrato tiveram a força para […]

Leia Mais
Alexandre de Moraes TSE
Direito

Moraes aplica R$ 600 mil em multas a donos de perfis no X antes mesmo de TSE intimá-los

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, impôs multas à Wagner Pereira e Rita de Cássia Serrão, que, ao todo, devem ficar em torno de R$ 600 mil, devido à publicações consideradas “antidocráticas” no X (antigo Twitter). A medida vem de uma decisão de Moraes, feita em junho, onde o ministro impôs uma multa diária […]

Leia Mais
Correios
Direito

STF agora permite abertura de encomendas suspeitas de “conteúdo ilícito”

Foi decidido pelo STF, em uma sessão realizada nesta quinta-feira (30), que agora é válida a abertura de encomendas postadas nos Correios por funcionários da empresa, desde que haja indícios fundamentados da prática de “atividade ilícita”. O STF também informa que será necessário formalizar as providências adotadas para permitir o posterior “controle administrativo ou judicial”. […]

Leia Mais