O Barulho Fere o PNA?

Nos grandes centros urbanos é praticamente impossível desfrutarmos do silêncio. Há ruídos por toda parte. Veículos buzinando, crianças chorando, pessoas discutindo, música alta tocando. Os ouvidos ficam “exaustos” de tanto trabalharem.

Esses barulhos, que não escolhemos ouvir, nos perturbam de tal modo, que podemos adoecer severamente em decorrência de sua influência.

Ficamos tensos ou relaxados a partir dos sons que ouvimos. Todos os ruídos para o qual somos expostos interferem em nosso funcionamento mental.

Existem pessoas que parecem não se importar se o barulho que fazem incomoda o próximo. Existem até mesmo àquelas que decidem incomodar o semelhante com os barulhos que efetivam.

O aspecto do barulho não é comumente tratado entre os libertários. Pouco se diz sobre o incômodo dos ruídos que nos cercam.

O bom senso é posto como balizador dos atos ruidosos, mas isso não resolve a situação, pois a pessoa barulhenta não se atém ao bom senso, às vezes o considera censurador.

Precisamos criar um parecer sobre o aspecto dos ruídos sonoros. Estabelecer limites razoáveis e legítimos. Deixar que a ordem espontânea resolva essa situação é inviável.

Os libertários possuem esse problema no campo teórico e prático, e não dá para culpar o estado por este mal. É necessário tratá-lo com seriedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

STJ
Direito

STJ decidiu que abuso de menina de 12 anos que engravidou não era estupro

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a relação sexual entre um homem de 20 anos e uma menina de 12 anos (que engravidou após o ato) não era crime. O julgamento ocorreu na última terça-feira, tendo 3 votos a favor da decisão e 2 contra. O julgamento havia iniciado após […]

Leia Mais
PEC das Drogas
Direito

CCJ do Senado aprova PEC das Drogas

Foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado na última 4ª feira (13.mar.2024) a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) das drogas. A proposta proíbe o porte e a posse de todas as drogas, incluindo a maconha. A medida é mais um ataque do estado às liberdades individuais. A aprovação se deu […]

Leia Mais
Pistola de água Carnaval
Direito

Governador da Bahia sanciona lei que proíbe uso de pistola de água durante o Carnaval para combater “machismo e misoginia”

Foi aprovada na última segunda-feira (29) pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a Lei nº 14.584, que proíbe a utilização de pistolas de água e objetos similares durante o Carnaval e festas de rua. Segundo o governador, a medida visa prevenir assédios contra mulheres. O evento em que ocorreu a aprovação da lei, teve a […]

Leia Mais