O Barulho Fere o PNA?

Nos grandes centros urbanos é praticamente impossível desfrutarmos do silêncio. Há ruídos por toda parte. Veículos buzinando, crianças chorando, pessoas discutindo, música alta tocando. Os ouvidos ficam “exaustos” de tanto trabalharem.

Esses barulhos, que não escolhemos ouvir, nos perturbam de tal modo, que podemos adoecer severamente em decorrência de sua influência.

Ficamos tensos ou relaxados a partir dos sons que ouvimos. Todos os ruídos para o qual somos expostos interferem em nosso funcionamento mental.

Existem pessoas que parecem não se importar se o barulho que fazem incomoda o próximo. Existem até mesmo àquelas que decidem incomodar o semelhante com os barulhos que efetivam.

O aspecto do barulho não é comumente tratado entre os libertários. Pouco se diz sobre o incômodo dos ruídos que nos cercam.

O bom senso é posto como balizador dos atos ruidosos, mas isso não resolve a situação, pois a pessoa barulhenta não se atém ao bom senso, às vezes o considera censurador.

Precisamos criar um parecer sobre o aspecto dos ruídos sonoros. Estabelecer limites razoáveis e legítimos. Deixar que a ordem espontânea resolva essa situação é inviável.

Os libertários possuem esse problema no campo teórico e prático, e não dá para culpar o estado por este mal. É necessário tratá-lo com seriedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elon Musk Senado
Direito

Após críticas a Moraes e Lula, Elon Musk é convidado a falar em comissão do Senado

Após uma série de críticas dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) foi convidado a participar de uma audiência pública na Comissão de Segurança do Senado. O convite foi aprovado em sessão realizada na terça-feira […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Direito

PF quer convocar representantes do X após críticas de Elon Musk a Moraes e Lula

Após críticas de Elon Musk a Lula e Alexandre de Moraes, a Polícia Federal (PF) quer convocar representantes do X (antigo Twitter) para prestar esclarecimentos sobre as ações do bilionário na plataforma. Investigadores afirmam que os depoimentos não têm data prevista. A medida é uma das estratégias da investigação da Polícia Federal, que apura se […]

Leia Mais
Neto de Lula
Direito

Neto de Lula desafia críticos a provarem que seu avô é ladrão

Em um vídeo no Instagram publicado no dia 1° de abril (conhecido como Dia da Mentira), o neto do presidente Lula, Thiago Trindade, fez um desafio aos críticos do petista: provar que seu avô é ladrão. “Fica o meu desafio a essas pessoas que acham que podem ficar fazendo o Brasil de refém com ameaças. […]

Leia Mais