O Conselho de Segurança da Rússia escreve artigos sobre a necessidade de um ataque nuclear à Europa

Sergey Karaganov, membro do Conselho Científico do Conselho de Segurança da Rússia, já publicou um segundo artigo dizendo que a Rússia terá que lançar um ataque nuclear contra a Europa.

Fonte: RIA Novosti

Detalhes: O artigo foi publicado no principal site de propaganda do Kremlin, RIA Novosti. Foi escrito por Sergey Karaganov, um “Doutor em Ciências em História” e cientista político. O título completo do artigo é “Não há escolha: A Rússia terá de lançar um ataque nuclear contra a Europa”.

E esse não é seu primeiro material desse tipo. Há menos de duas semanas, Karaganov publicou um artigo semelhante, cuja essência se resume à mesma coisa – a Rússia “deve lançar um ataque nuclear preventivo contra a Europa”. Ele foi publicado na Profile, uma revista privada.

Citação do novo artigo: “Espero que nunca usemos armas nucleares, mas o fato de nos recusarmos a usá-las em todas as situações, exceto no caso de um perigo mortal para o próprio Estado, parece-me frívolo.”

Detalhes: Em sua publicação, Karaganov pede ao Kremlin que considere a possibilidade de um ataque nuclear preventivo contra a UE.

A publicação da oposição Meduza adverte que essas ameaças podem ser algo mais do que o discurso vazio de sempre.

Há informações de que Karaganov é membro do Conselho Científico do Conselho de Segurança da Federação Russa.

Além disso, ele é um dos fundadores do Conselho Russo de Política Externa e de Defesa (CFDP). Esse é um centro de especialistas que coopera com ex-militares, diplomatas, políticos atuais, pesquisadores e jornalistas.

Em 2004, o CFDP tornou-se um dos fundadores do Valdai Club, do qual Putin participa regularmente. O próprio Karaganov também participa dessas reuniões.

Além disso, duas fontes da Medusa próximas ao governo Putin chamaram Karaganov de uma pessoa que “pode influenciar a opinião do secretário do Conselho de Segurança, Nikolai Patrushev”.

Meduza escreve que, em seus artigos, Karaganov usa uma retórica muito próxima à de Putin: o cientista político está claramente tentando se igualar à linguagem de Putin. Por exemplo, no texto, há um “argumento de gângster” característico do presidente da Federação Russa: em particular, quando Karaganov explica que um ataque nuclear preventivo na Europa é necessário “para que o Ocidente simplesmente ‘vá embora’ e não interfira no avanço da Rússia e do mundo”. Karaganov não se esqueceu de mencionar o “neocolonialismo” que Putin vem mencionando em todas as oportunidades há mais de um ano e meio.

Ao mesmo tempo, o autor tranquiliza seu potencial leitor de alto escalão que pode hipoteticamente decidir sobre o uso de armas nucleares: os Estados Unidos supostamente não defenderão a Europa, ninguém sacrificará “a hipotética Boston em nome da hipotética Poznań”.

Karaganov apóia essa ideia com outra tese perigosa: “Os vencedores não são julgados, mas os salvadores são agradecidos”. Para Karaganov a vitória é algo eminente.

Artigo originalmente publicado em Ukrainska Pravda e traduzido e adaptado por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais
Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais