O discurso de Javier Milei na Conferência do Fórum Econômico Mundial de 2024

Javier Milei

O discurso do presidente da Argentina, Javier Milei, durante a conferência do Fórum Econômico Mundial deste ano, repercutiu em toda mídia e internet. O discurso do líder argentino contra o estatismo vigente levou muitos amantes da liberdade à euforia, enquanto críticos mais à esquerda o acusaram de atacar a “justiça social”.

O discurso

Em seu discurso durante a conferência em Davos, Milei afirmou (com razão) que o grande mal político que assola o Ocidente hoje, é o estatismo. E que esse estatismo (e também coletivismo) nas suas diversas formas, leva promessas de justiça social e bem estar, enquanto os verdadeiros efeitos de suas políticas são a pobreza e a indigência.

Milei inicia apresentando um breve histórico do seu país, e comenta como ele foi de uma potência mundial no século XIX, para um dos países com a maior taxa de inflação e de empobrecimento do mundo. E mostra como as políticas econômicas socialistas adotadas pelos governos do seu país o levaram ao empobrecimento.

Em seguida ele fala sobre a história econômica mundial, e de como não houve grandes avanços por milhares de anos. Comenta como a grande mudança aconteceu a partir da Revolução Industrial e o advento do capitalismo de livre empresa trouxeram avanços econômicos nunca vistos antes na história do Ocidente.

Após isso, Milei comenta sobre como todo este avanço está sendo cada vez mais ameaçado pelas políticas econômicas socialistas disfarçadas de “preocupação social”.

Abaixo, o vídeo com o discurso completo para você conferir:

Repercurssão na mídia e na internet

O discurso de Milei, como era de se esperar, gerou reações diversas na internet e na mídia. Aqueles mais simpáticos à causa da liberdade viram em seu discurso um sinal de esperança, de que finalmente havia aparecido um líder político com coragem para enfrentar a tendência cada vez mais socialista no Ocidente.

Por outro lado, a esquerda política enxerga no discurso do Milei, uma ameaça as políticas econômicas que eles afirmam trazerem mais justiça social. O que acaba sendo justamente o contrário, como dito pelo próprio Milei.

A grande mídia, que já vinha tentando apresentar o libertarianismo de forma negativa ao público, vem fazendo o mesmo com o discurso do Milei, o acusando de “socialemente irresponsável. Basta verificar os efeitos negativos do estatismo no mundo para descobrir quem de fato são os socialmente irresponsáveis.

Será Milei um genuíno libertário?

Uma coisa nenhum libertário genuíno pode negar: o discurso do Milei em Davos está totalmente correto. E apesar de desde sua ascenção como figura pública, onde muitos libertários vêem no Milei um grande campeão da causa libertária, há aqueles que com razão desconfiam de sua capacidade para combater o estado, ou até mesmo de sua integridade.

Como bem mostrado pelo pai do agorismo (ala do libertarianismo que aposta na contraeconomia ao invés da via política), Samuel Edward Konkin III, a via política não é uma estratégia consistente com o libertarianismo. Além de não ser pragmaticamente viável.

Afinal, ao apostar na via política, você estará abrindo mão de uma oposição mais firme e agressiva contra o estado, para se sujeitar as regras do grupo domimante. Regras essas feitas para o estado sempre ganhar. Além disso, você estará participando do esquema criminoso que é o estado, por mais que você afirme que está tentando “mudar o sistema por dentro”.

Tendo isso em mente, aqueles libertários que não confiam no Milei têm sua razão. E isso inclui desconfiar que ele seja apenas um fantoche para acalmar os ânimos antissocialistas cada vez mais crescentes.

De qualquer forma, nenhum libertário é obrigado a confiar em Milei como um campeão da liberdade para concluir algo irrefutável: o socialismo está nos destruindo e precisamos do capitalismo de livre mercado urgentemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais
MP da tarifa de luz
Economia

Segundo ex-diretor da Aneel, MP assinada por Lula para baixar a conta de energia terá efeito contrário

Segundo Edvaldo Santana, ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, a medida provisória para baixar o valor da conta de luz, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (9), tem dispositivos que levarão ao efeito contrário. Segundo Edvaldo Santana e outros especialistas, haverá um aumento da tarifa para os consumidores. A MP […]

Leia Mais
Liga Hanseática
Economia

A Liga Hanseática: Um “Império” do Comércio

Era uma vez um fenômeno medieval do norte, tão sujeito a mitos universais e curiosidade quanto o das encantadoras cidades-república florescentes do sul: a Liga Hanseática dos séculos XIII ao XVI. “O Hansa” (alemão antigo para “associações”) ou “A Liga”, como era conhecido, começou como um tratado entre Lübeck e Hamburgo “para limpar a estrada […]

Leia Mais