O início do fim da grande mídia

grande mídia

Na última segunda-feira (13), o jornal EL PAÍS divulgou o fim da sua edição em português no Brasil. A edição que operava desde 2013, cerca de oito anos cobriu o noticiário brasileiro. Em nota, a grande mídia EL PAÍS registrou no Instagram:

“Queremos agradecer aos profissionais do EL PAÍS no Brasil por seu grande esforço e dedicação. Como também a fidelidade de nossos leitores, que poderão acompanhar a informação sobre a região e o resto do mundo em nossa edição da América. Para este jornal, o Brasil é um eixo de informação global tanto no plano político e econômico, quanto no cultural e social.”

O que chama a atenção é que no auge dos ataques acusatórios de “fake news”, aonde a grande mídia acusa deliberadamente, a mídia alternativa de ser a grande culpada pela dita onda de desinformação nas mídias sociais, um dos jornais de renome no país se desfaz.

Sem sombra de dúvida, o grande símbolo dessa crise na grande mídia é a Rede Globo. Com uma perda significativa de audiência, corte de despesas, demissão de funcionários, não renovação de contrato de artistas e fim de programas consolidados, em destaque o “Domingão do Faustão”, no mínimo podemos observar que uma mudança notória está acontecendo na mídia brasileira. O advento da internet tirou o conforto das grandes mídias.

Por mais que seja um tanto exagerado dizer que a grande mídia no Brasil vai fechar as portas amanhã, por um lado, hoje podemos notar um cenário financeiro de grandes mudanças dos meios de informação. A Globo em 2020 terminou o ano com uma dívida de 5,4 bilhões, em 2019 era 3,7 bilhões, claro que não podemos deixar de salientar nesse meio tempo a super valorização do dólar em relação ao pífio real.

Com suas dívidas vencendo em 2025, 2027 e 2030, as cifras são assustadoras, porém a emissora do plim plim ainda está no controle quanto a isso pois possui reservas de investimento para cumprir seus compromissos vindouros. Entretanto, hoje  uma mudança  já pode ser notada.

Fake News

Hoje em 2021 podemos ter um breve nuance que há anos fomos vítimas de fake news. Engana-se os que que pensam que a grande mídia nunca cometeu fake news, o debate pode ser recente, mas a existência delas não são.

A descentralização da informação talvez seja uma das grandes novidades de nossa época, se haverá uma melhora ou piora, não sabemos, contudo o que já sabemos é que chegou o fim do oligopólio da informação pelas grandes mídias.

Assim como os meios para combater ou lidar com as fake news hoje são risíveis. O intuito aqui não é negar as fake news, óbvio que elas existem, muito antes da internet. Porém, dar credibilidade a “checadores de fatos’’ é um tanto ridículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

População chinesa
Política

Por que a China deverá ter apenas 525 milhões de habitantes até 2100

Kenneth Emde, de Minnesota, que atingiu a maioridade durante os anos sessenta, explicou recentemente por que não tem filhos atualmente. “Eu era um estudante universitário quando li The Population Bomb (A bomba populacional), de [Paul] Ehrlich”, disse ele em uma carta publicada pelo Wall Street Journal. “Levei isso a sério e agora não tenho netos, […]

Leia Mais
Antártida
Política

A verdade sobre a mortalidade relacionada ao clima

Em seu recente discurso sobre o Estado da União, o presidente Joe Biden abandonou o termo “mudanças climáticas“. Aparentemente, a frase não é assustadora o suficiente. Em vez disso, como observou o New York Times, Biden empregou uma frase aliterativa diferente: crise climática. Que o clima da Terra está mudando e que a atividade humana […]

Leia Mais
Lula
Política

58% dizem que Lula fez menos do que se esperava pelo Brasil

Em pesquisa realizada pelo Datafolha na última quinta-feira (21), 58% dos entrevistados afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez menos pelo Brasil do que se esperava no seu governo. O resultado é um ponto percentual acima do apontado no último levantamento, realizado em dezembro do ano passado. Os que acham que […]

Leia Mais