Órgão de fiscalização do Reino Unido bane anúncios da Toyota por “irresponsabilidade social”

A Autoridade de Padrões de Publicidade (APP) do Reino Unido proibiu dois anúncios da Toyota Hilux alegando que eles não possuem um senso de responsabilidade para com a sociedade. Em sua decisão, o órgão de fiscalização de publicidade julgou que os anúncios toleram conduta que desconsidera seu impacto ambiental.

As propagandas em questão são o habitual para carros potentes e off-road, como vemos de tempos em tempos nos comerciais na televisão. Nas em questão, as caminhonetes Hilux dirigem fora da estrada e atravessam um rio antes de voltar para uma estrada pavimentada. A APP decidiu atacar os anúncios da Toyota após reclamações dos grupos Badvertising e Adfree Cities.

Em uma declaração, a codiretora da Adfree Cities, Veronica Wignall, disse que as propagandas são “um uso cínico da natureza para promover algo incrivelmente prejudicial a ela” e que: “Esses anúncios resumem o total desrespeito da Toyota pela natureza e pelo clima, apresentando veículos enormes e altamente poluentes dirigindo em alta velocidade por rios e pastagens selvagens”. A Adfree Cities pede a proibição total de anúncios de SUVs.

Em resposta, a Toyota informou que a empresa não tolera comportamentos que sejam prejudiciais ao meio ambiente e defendeu sua campanha da Hilux argumentando que o veículo foi projetado para os ambientes mais difíceis, para atender demandas reais de trabalhadores de setores como agricultura e silvicultura.

A empresa ainda alegou que o vídeo da campanha foi filmado fora do Reino Unido, em terras privadas e em um ambiente não ecologicamente sensível. As imagens retratadas em um pôster publicitário foram geradas por computador.

A APP, no entanto, disse que os anúncios mostravam carros dirigindo de forma realista, o que poderia incentivar comportamentos irresponsáveis.

Gabriel Camargo

Autor e tradutor austrolibertário. Escreve para a Gazeta com foco em notícias internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lei sancionada por Lula pode aumentar os custos com autoescola

O presidente Lula sancionou na última quarta-feira, 15, a lei 14.92/24, que estabelece a idade máxima dos veículos destinados à formação de condutores. Tal medida poderá aumentar os custos das autoescolas, já que elas precisarão trocar os veículos utilizados nos cursos de condução com mais frequência. A lei A lei 14.92/24 estabelece a idade máxima […]

Leia Mais
Economia

Isenção do imposto sobre a carne é derrota de Lula, e não sua vitória

Após a inclusão da carne bovina entre os alimentos isentos de impostos ser aprovada no Congresso, Haddad se manifestou afirmando que a decisão seria uma vitória do presidente Lula. No entanto, falas anteriores de Lula sobre tributar carnes nobres mostram que isso não era uma pretensão do petista. Carne isenta de impostos Na última quarta-feira […]

Leia Mais
Economia

Superpopulação: Um Mito Antigo Refutado

O príncipe Philip disse certa vez: “Caso eu reencarne, gostaria de voltar como um vírus mortal, para contribuir de alguma forma para resolver o problema da superpopulação”. O falecido Duque de Edimburgo faleceu em 2021, mas o sentimento histérico que ele expressou sobre a superpopulação continua vivo. Uma pesquisa da YouGov revelou que as preocupações […]

Leia Mais