Órgão de fiscalização do Reino Unido bane anúncios da Toyota por “irresponsabilidade social”

A Autoridade de Padrões de Publicidade (APP) do Reino Unido proibiu dois anúncios da Toyota Hilux alegando que eles não possuem um senso de responsabilidade para com a sociedade. Em sua decisão, o órgão de fiscalização de publicidade julgou que os anúncios toleram conduta que desconsidera seu impacto ambiental.

As propagandas em questão são o habitual para carros potentes e off-road, como vemos de tempos em tempos nos comerciais na televisão. Nas em questão, as caminhonetes Hilux dirigem fora da estrada e atravessam um rio antes de voltar para uma estrada pavimentada. A APP decidiu atacar os anúncios da Toyota após reclamações dos grupos Badvertising e Adfree Cities.

Em uma declaração, a codiretora da Adfree Cities, Veronica Wignall, disse que as propagandas são “um uso cínico da natureza para promover algo incrivelmente prejudicial a ela” e que: “Esses anúncios resumem o total desrespeito da Toyota pela natureza e pelo clima, apresentando veículos enormes e altamente poluentes dirigindo em alta velocidade por rios e pastagens selvagens”. A Adfree Cities pede a proibição total de anúncios de SUVs.

Em resposta, a Toyota informou que a empresa não tolera comportamentos que sejam prejudiciais ao meio ambiente e defendeu sua campanha da Hilux argumentando que o veículo foi projetado para os ambientes mais difíceis, para atender demandas reais de trabalhadores de setores como agricultura e silvicultura.

A empresa ainda alegou que o vídeo da campanha foi filmado fora do Reino Unido, em terras privadas e em um ambiente não ecologicamente sensível. As imagens retratadas em um pôster publicitário foram geradas por computador.

A APP, no entanto, disse que os anúncios mostravam carros dirigindo de forma realista, o que poderia incentivar comportamentos irresponsáveis.

Gabriel Camargo

Autor e tradutor austrolibertário. Escreve para a Gazeta com foco em notícias internacionais. Suas obras podem ser encontradas em https://uiclap.bio/GabrieldCamargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Murray Rothbard
Economia

Hoje Rothbard estaria completando 98 anos

Hoje, dia 02 de março, é o aniversário do economista, filósofo político, historiador e autor libertário, Murray Rothbard! Se estivesse vivo hoje, o autor, que faleceu em 1995, estaria completando 98 anos. Mesmo após sua morte, Rothbard deixou um enorme legado para a causa da liberdade, deixando registrada sua imensa sabedoria e intelecto perspicaz em […]

Leia Mais
Fernando Haddad G20
Economia

Haddad defende medidas para que bilionários parem de usar brechas fiscais

Na última quinta-feira (29), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu medidas para que bilionários pagassem sua parte “justa” de impostos. Para isso, o ministro defendeu uma “contribuição internacional” (na verdade, uma coerção coordenada internacional) para garantir que bilionários não usem das brechas fiscais, que o ministro chamou de “buracos tributários”. O discurso do ministro […]

Leia Mais
Luiz Marinho
Economia

Sem acordo, governo prorroga por 3 meses nova portaria sobre trabalho aos feriados

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou nesta terça-feira (27) que foi adiado por 90 dias a portaria que muda as regras sobre o trabalho aos feriados. O texto entraria em vigor nesta sexta-feira (1). A decisão do ministro foi tomada durante uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, representantes […]

Leia Mais