Os justiceiros de Copacabana e a urgência da segurança sem estado

Justiceiros de Copacabana

Os moradores de Copacabana decidiram aplicar a mesma justiça concedida aos ladrões que roubam favelas, justiça essa que a esquerda nunca criticou. A princípio, os comentários óbvios sobre os acontecimentos são evidentes para a maioria de nós.

Os moradores têm motivos e o direito de se defenderem. Tudo isso é culpa do estado, e certamente haverá quem defenda os assaltantes de maneira direta ou indireta.

Parece ser só um ato de explosão emocional que provavelmente não durará muito tempo e acabará causando mais problemas do que resolvendo. Os estatistas estão adorando ver o povo pedir mais estado, argumentando que na ausência dele resta a barbárie, estão esperando ansiosamente para alguém inocente ser confundido com um ladrão. E não se engane.

Mesmo quem apoia os justiceiros acaba comprando esse discurso, já que no final das contas, a maioria acaba confundido clamar pelo fim das leis favoráveis aos bandidos comuns, com o ato de dar mais poder aos capangas armados da máfia local, e não para o indivíduo… Para os nossos “colegas” da direita em geral, liberdade é só em último caso, “Só defendo isso se a situação for insuportável… Só se o estado falhar”.

Claro, é verdade que existem policiais que ainda estão do lado da população, não do anarcocapitalismo, mas da população, saibamos diferenciar isso, no entanto a própria direita não os apoiam de fato.

As coisas seriam muito mais interessantes se, ao invés de se limitarem à criticar os “direitos dos manos”, um Véio da Havan por exemplo, oferecesse um bom emprego pra qualquer policial que faça o que deve ser feito, com direito a advogado bancado pela firma…

Enfim, para nós libertários, a questão é que os indivíduos devem sempre resolver seus próprios problemas. De resto, temos que lidar com a mesma narrativa de sempre… Racismo, fascismo, milícia, homem branco incel frustrado querendo desculpa pra bater em pobre… ok, todos já conhecemos o discurso e estamos saturados dele.

O que eu queria discutir aqui é a solução proposta pelo Ancapsu em seu vídeo sobre esse assunto. Até então, foram feitas observações sensatas, como o fato de que não é uma boa ideia se organizar em grupos de whatsapp, e que, dado a atenção que a mídia está dando para o caso, é melhor essa galera aí começar a procurar um advogado.

Meu problema é quando ele sugere que os moradores abram sua própria agência de segurança privada, para então agirem na legalidade e evitar a prisão. Veja, se o governo tira das suas próprias forças policiais a capacidade operacional e jurídica, o quão não “capariam” uma agência privada “popular”?

Parece só trocar seis por meia dúzia, pois é aquela coisa… o bandido sabe que o segurança sabe que não vale a pena agir… Que não vale a pena arriscar perder o emprego, arriscar ser preso.

Por ser “dos moradores, para os moradores”, o incentivo à primeira vista parece estar bem alinhado, mas se eu tivesse que apostar, diria que na primeira oferta de uma parceria público-privada os donos se adestrariam na hora, com a diferença que os antigos justiceiros agora atuariam para coibir novos justiceiros, tudo claro, muito bem justificado:

“Quer que o prefeito revogue o contrato? Antes era bem pior, a gente tá fazendo o que pode…”

Mas também, como não sou eu quem pagará o pato pelo que está sendo feito, também não serei eu a dizer que sei o que é melhor para essas pessoas. Pelo que eu entendi, o movimento está se organizando em escolas de artes marciais, e isso na verdade é uma boa ideia, desde que os grupos por sua vez, mantenham-se descentralizados, não apenas para dificultar possíveis perseguições, mas evitar problemas com lideranças inadequadas. Outras duas ressalvas:

1 Deveriam parar de fazer tanto “barulho”, gravar vídeos e coisas assim.

2 Deveriam parar de ir atrás dos bandidos para se vingar

Eu entendo que o objetivo seja deixar os criminosos com medo, mas existem opções melhores, opções que durarão mais do que apenas uma semana ou um mês.

Primeiro, chamamos o vagabundo de vagabundo, porque de fato, ele é vagabundo. Ou seja, não quer ter trabalho. Então, se sempre tiver alguns caras do “Jiu Jitsu” em bar x, em loja y, fazendo suas caminhadas matinais e noturnas, gente que tem a “obrigação marcial” de defender os mais fracos marcando presença.

Se for oferecido oficinas de defesa pessoal para os moradores, que pelo menos os ensinem a portar um spray de gengibre, por exemplo (o de pimenta é cancerígeno), e adotar mais medidas como essa… Bom, para lidar com os “pivetes” em geral, isso parece ser o bastante para, pelo menos, fazer o crime compensar mais em outro lugar que não nesse bairro.

E por falar em bairro, estamos lançando uma nova obra, e o seu subtítulo é: “Um guia para a construção de comunidades independentes e emancipadas do estado.” Escrito por Karl Hess, um libertário Norte Americano que a algumas décadas, tocou esse projeto nos Estados Unidos.

Para obtê-lo, assine o nosso clube do livro, que te dará benefícios como:

1 Todo mês um livro novo em capa dura, exclusivo para assinantes. Com caixa, marca páginas temáticos e brindes.

2 Conteúdos extras sobre a obra, como aulas e materiais complementares.

3 Até 30% de desconto em futuras compras de livros na loja.

4 Acesso total a nossa plataforma de cursos.

5 Prioridade com o nosso chat exclusivo de assinantes.

Para se tornar um membro do nosso clube da liberdade, fale comigo pelo número, 11 98503-8355, ou clicando no banner abaixo

Faça isso, e ganhe um desconto de início de campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais