Parlamento russo pede a Putin que reconheça as regiões separatistas do leste da Ucrânia

Parlamento russo pede a Putin que reconheça as regiões separatistas do leste da Ucrânia

A Câmara Baixa do Parlamento da Rússia votou nesta terça-feira para pedir ao Presidente Vladimir Putin que reconhecesse como independentes duas regiões separatistas que são controladas pela Rússia no leste da Ucrânia, disse o orador da Câmara.

A ação, se aprovada, poderia piorar uma escalada militar russa perto da Ucrânia, que alimentou os temores ocidentais de que Moscou poderia atacar. A Rússia nega qualquer plano de invasão e tem acusado o Ocidente de histeria.

O reconhecimento das regiões separatistas,autodeclaradas Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk, pode matar o processo de paz de Minsk no leste da Ucrânia, onde um conflito entre forças do governo e separatistas matou 15.000 pessoas.

“Kyiv não está cumprindo os acordos de Minsk. Nossos cidadãos e compatriotas que vivem em Donbass precisam de nossa ajuda e apoio”, escreveu Vyacheslav Volodin, orador da Duma Russa, nas redes sociais.

Volodin, membro do partido pró-Putin, Rússia Unida, disse que o apelo será enviado a Kremlin imediatamente. Não ficou claro quanto tempo ele levaria para revisá-lo.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse aos repórteres: “Se a decisão sobre o reconhecimento for tomada, a Rússia se retirará de fato e de jure dos acordos de Minsk com todas as consequências decorrentes”.

Moscou classifica o conflito no leste da Ucrânia como uma guerra civil, mas a Ucrânia e o Ocidente dizem que a Rússia ajuda os separatistas com suas próprias forças terrestres, algo que Moscou nega.

A Rússia emitiu mais de 700.000 passaportes para residentes do leste da Ucrânia desde que os separatistas tomaram o território em 2014, pouco depois da Rússia anexar a Crimeia, azedando as relações com Kiev e o Ocidente.

O porta-voz de Kremlin, Dmitry Peskov, recusou-se a comentar o conteúdo do recurso, dizendo que nenhuma decisão havia sido tomada sobre ele. Mas ele acrescentou que a região separatista pró-Rússia conhecida como Donbass era motivo de grande preocupação. Ele disse que a Rússia demonstrou repetidamente seu compromisso com o processo de paz de Minsk e que ainda deseja que ele seja implementado.

Na semana passada, foram realizadas conversações de paz entre a Ucrânia, Rússia, França e Alemanha, mas que terminaram sem avanços.

Após as negociações, a Ucrânia disse que não cederia à pressão de Moscou para negociar diretamente com os separatistas, enquanto a Rússia acusou Kiev de apresentar propostas absurdas.

Acompanhe as notícias sobre Ucrânia e Rússia aqui no Gazeta Libertária.

Texto pro Anton Zverev e Tom Balmforth.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais