Passaporte de vacinação é defendido pelo FioCruz

Nessa sexta-feira, dia 1°, segundo reportagem do G1, o FioCruz no Boletim de Contingência do Covid-19, defendeu a imposição do passaporte de vacinação como medida para combater o vírus.

No documento, o FioCruz destaca que “a proteção de uns dependeria da proteção dos demais”, e aponta o passaporte como uma estratégia importante para estimular e ampliar a vacinação contra a epidemia de Covid não só no Rio, mas no país inteiro.

Na quinta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, atendeu ao pedido da Procuradoria Geral do Município, contra liminar que mantinha suspensa a exigência do comprovante.

No recurso, a PGM argumentou que o projeto está amparado nas evidências sobre a eficácia das vacinas e na avaliação dos espaços de potencial transmissão do vírus. Portanto, manter a decisão seria uma ameaça à saúde pública.

Segundo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do PSD:

“O passaporte vacinal tem esse objetivo. Nós queremos que o Rio de Janeiro seja seguro para aqueles que aqui vivem e para aqueles que querem nos visitar”.

O município de Niterói, vizinho ao Rio, também passou a exigir o comprovante de vacinação para entrar em locais fechados a partir desta sexta-feira (1º). Também ampliou a flexibilização: bares e restaurantes podem funcionar até as 2h e boates já podem abrir com metade da capacidade.

Para especialistas ainda é cedo para abertura de lugares onde as pessoas acabam aglomerando sem máscaras. Segundo a presidente da Sociedade de Infectologia do Estado Rio de Janeiro, Tânia Vergara:

“Não é a mesma coisa você poder ir à praia, estar na faixa de areia sem máscara, ou você ir a um lugar fechado, uma casa de show, uma boate ou mesmo uma festa na sua própria casa, num ambiente fechado. Mesmo que esteja com 50{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} de lotação, a ventilação nao é a mesma. As pessoas estarão sem máscaras. Provavelmente estarão dançando, cantando, falando alto, o que também aumenta o risco. Então, o risco nao é igual”

Resumindo: Como sempre, desde o início da pandemia, e como de praxe do viés estatista, políticos e especialistas que acreditam que qualquer procedimento pode passar por cima dos direitos dos indivíduos de como lidar com sua vida, mais especificamente em relação a saúde, como no caso do covid-19.

Como nós libertários sempre enfatizamos em artigos como esse e esse, muitos especialistas da área da saúde hoje, apesar do domínio em sua área de formação e das suas boas intenções em ajudar a sociedade com os seus conhecimentos, falham em considerar os direitos do indivíduo sobre decidir como guiar sua vida, e isso inclui sua saúde. Também ignoram as implicações econômicas, morais e sociológicas dessas mesmas medidas.

Esse é o grande problema de descartar o aspecto humano e enxergar o outro como um mero organismo a ser mantido saudável. E no caso dos políticos, como sempre, o mais do mesmo: eles sempre encontrando meios de impor seu poder, proibir qualquer solução alternativa que possa surgir para problemas enfrentados na sociedade, e vender apenas sua “solução” – de forma imposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ética

26 cristãos degolados por terroristas islâmicos em uma paróquia em Burkina Faso

Burkina Faso foi recentemente palco de um novo ataque terrorista que deixou um saldo trágico de centenas de vítimas, incluindo mulheres e crianças. Esse ataque ocorre em meio a um clima de violência crescente na região, o que levou a um aumento significativo de deslocamentos forçados e ataques a comunidades vulneráveis. Os grupos jihadistas cercaram […]

Leia Mais
Ética

Lista atualizada de países com restrições ao Twitter (X) e a outras redes sociais

Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais transformaram a maneira como as pessoas se comunicam e interagem. Entretanto, vários países impuseram restrições significativas a plataformas como o Twitter (X) e outras redes sociais, limitando a liberdade de expressão e o acesso à informação. Veja abaixo os países com as restrições mais proeminentes: […]

Leia Mais
Ética

Ativista libertário dos EUA convoca apoio para brasileiros contra bloqueio do X no Brasil

O autor, ativista e influencer libertário americano Sal Mayweather, também chamado de Sal The Agorist, se solidarizou com a situação dos brasileiros censurados por Moraes por meio do bloqueio do X no Brasil. Em uma publicação, ele convocou seguidores para realizar uma ação que poderia dificultar a censura da plataforma no país. Na publicação, Sal […]

Leia Mais