Pequim anuncia manobras militares perto das ilhas de Taiwan

China x Tawian

“Nunca houve algo como águas ‘restritas’ ou ‘fora dos limites’ nas zonas de pesca tradicionais do Estreito (de Formosa)”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (o executivo chinês), segundo a agência de notícias oficial Xinhua.

A porta-voz disse que o incidente “provocou indignação generalizada” na China e alertou que Pequim “não tolerará a negligência das autoridades taiwanesas em relação às vidas e aos bens dos pescadores da China continental”.

Nesse sentido, Zhu pediu a libertação dos detidos e de seu barco “o mais rápido possível” e acrescentou que as autoridades chinesas “se reservam o direito de tomar outras medidas, cujas consequências serão suportadas pelo lado taiwanês”.

Na última quarta-feira, a Guarda Costeira de Taiwan detectou quatro pessoas a bordo de uma lancha a cerca de 2 quilômetros a leste da Ilha Beiding, uma das menores ilhas do arquipélago de Kinmen, localizada a apenas 10 quilômetros da cidade chinesa de Xiamen, no sudeste do país, e a outros 187 quilômetros da ilha principal de Taiwan.

A equipe costeira taiwanesa solicitou “imediatamente” que a embarcação parasse para inspeção, mas a tripulação resistiu e fugiu a toda velocidade, fazendo com que o veículo capotasse, resultando na morte de dois deles, enquanto os dois sobreviventes foram levados à justiça.

A agência de notícias oficial de Taiwan, CNA, informou que a embarcação não estava em nome de nenhum proprietário e que também não tinha um número de registro.

China anuncia patrulhas na área

Após o incidente, Pequim acusou as autoridades taiwanesas de tratar os pescadores chineses de maneira “rude e perigosa”. A imprensa oficial taiwanesa afirma que se tratava de um barco de pesca, enquanto o lado taiwanês não deu nenhuma informação sobre a identidade da tripulação.

Em resposta, o Conselho de Assuntos Continentais de Taiwan – o órgão oficial responsável pelas relações com Pequim – esclareceu em uma declaração que as ações da Guarda Costeira estavam “de acordo com a lei”, ao mesmo tempo em que criticou o lado chinês por não conseguir impedir incursões ilegais de seus cidadãos em águas taiwanesas.

As Ilhas Kinmen, onde vivem cerca de 120.000 taiwaneses, têm sido objeto de várias disputas entre a China e Taiwan ao longo das décadas, principalmente o bombardeio maciço em 1958, quando os militares chineses abriram fogo contra o arquipélago como parte da segunda crise do Estreito de Taiwan.

Mais cedo no domingo, a Guarda Costeira chinesa anunciou “patrulhas” na área marítima de Xiamen e Kinmen para “proteger as vidas e os bens dos pescadores”, de acordo com uma declaração emitida por seu porta-voz e citada pela televisão estatal CGTN.

O porta-voz da guarda costeira chinesa garantiu que as autoridades marítimas da província de Fujian – na qual Xiamen está localizada e ao largo de cuja costa fica Kinmen – “fortalecerão a aplicação da lei marítima e realizarão patrulhas regulares na área marítima de Xiamen-Kinmen”.

Em resposta, o Conselho de Assuntos do Continente de Taiwan chamou os comentários chineses de “acusações infundadas” e insistiu que sua guarda costeira “expulsará ou deterá embarcações transfronteiriças” que entrarem em “águas restritas e proibidas de Taiwan”: “Esse foi o caso no passado e é o caso agora, e a lei continuará a ser aplicada no futuro. Isso não mudará.

Artigo publicado em The Freedom Post e traduzido por Rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais
Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais