Políticos petistas propõem imposto sobre porte de armas

Deoutados petistas defendem imposto sobre propriedade de armas

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Deputados do PT pretendem protocolar nos próximos dias uma proposta que prevê a criação de um imposto sobre propriedade de armas de fogo. Segundo os deputados, o imposto será similar ao IPVA e servirá para financiar as medidas de segurança de Lula nas escolas.

O Ipaf (Imposto sobre Propriedade de Armas de Fogo), que é como se chama o imposto proposto, teria alíquota de 20% e seria anual. O autor do projeto, o deputado Alencar Santana (PT-SP) afirma que, assim que os ajustes forem concluídos, pretende procurar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para pedir urgência na votação.

Segundo o deputado:

“A arma, assim como um veículo, por exemplo, possui registro do proprietário. E o estado também deveria taxar, porque é um bem”, diz. “Ao mesmo tempo, nós precisamos estimular a cultura da paz. Se alguns se acham no direito de ter uma arma, que eles também contribuam para a cultura de paz que precisamos propagar no país.”

O deputado nega que o projeto vise a proibição do porte de armas:

“Estamos dizendo que quem tiver, tem que pagar. Se quem tem uma moto, um veículo, tem que pagar pela propriedade, por que quem tem uma arma, que precisa ter controle de propriedade, não tem que pagar?”

A proposta foi idealizada por Hugo Rene de Souza, presidente do Sinfazfisco-MG (Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais) e teve o apoio de outros deputados petistas.

Além do imposto, o projeto também uma vistoria anual sobre as armas pela Polícia Federal. Caso seja encontrada alguma irregularidade, como numeração raspada, o proprietário poderá pagar uma multa e será aberta uma investigação para apurar o que ocorreu.

Leia também: Defendendo o porte de armas

Imposto sobre armas como política desarmamentista

Apesar da afirmação em contrário, a pretensão dos deputados petistas é justamente um desestímulo ao porte de armas, uma vez que tornaria mais oneroso manter alguma arma. Isso principalmente para aqueles que possuem mais armas e para aqueles que ainda não compraram nenhuma.

Uma vez que o PT não pôde ir tão longe em seu revogaço das armas, este projeto seria uma oportunidade para ele desestimular o uso de armas no Brasil. Também seria uma forma de Lula subsidiar seu programa de segurança nas escolas (que com toda certeza será mal implantado) e obviamente serão mais recursos para o populismo petista de sempre.

E se não bastasse o imposto ainda haverá uma monitoração sobre proprietários de armas. Resumindo: cada vez mais o uso registrado de armas se tornará uma maior intervenção estatal na vida dos indivíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais