Por conta do cenário econômico, montadoras paralisam produção no país

Em cenários de recessão econômica, comum são as tentativas do governo de estimular o consumo, almejando estimular a produção. O recente programa do Governo Federal, para baratear os carros populares, é um exemplo de medidas desse tipo. Os resultados, no entanto, não estão surtindo o efeito desejado.

A Volkswagen decidiu suspender temporariamente a atividade de suas três fábricas no Brasil. Em sua planta no Paraná, a produção em dois turnos deve retornarem até cinco meses. Em nota, a empresa anunciou:

“A Volkswagen do Brasil informa que haverá parada de produção em suas fábricas de automóveis por conta da estagnação do mercado. A fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o T-Cross, está com um turno em layoff desde o dia 5/6/2023 (com duração prevista entre 2 e 5 meses). O outro turno de produção estará parado de 26 a 30/6/2023, em regime de Banco de Horas. A unidade de Taubaté (SP), onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo, estará com os dois turnos de produção interrompidos de 26 a 30/6/2023, também em regime de Banco de Horas. A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos o Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, protocolou férias coletivas de dez dias previstas para os seus dois turnos de produção a partir de 10/7/2023.”

A General Motors estima que pode ficar até 10 meses com a produção paralisada em sua fábrica de São José dos Campos, afetando os cerca de 1.200 funcionários que trabalham no local. Os empregados vão receber a integralidade do salário, metade sendo pago pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A empresa também paralisou por alguns dias a sua produção em Gravataí (RS).

A Hyundai paralisou sua produção na fábrica de Piracicaba (SP) por alguns dias neste semestre. A Renault, também por alguns dias, interrompeu sua linha de montagem em São José dos Pinhais (PR). No início do ano, também foram temporariamente paralisadas as produções da Fiat e Peugeot.

Mesmo com R$ 500 milhões investidos para o programa de incentivo federal, as vendas diárias deste mês são 20% menores que as do mês passado.

A pressão inflacionária afetas as cadeias de suprimentos, bem como o volume de vendas. A escassez de peças também leva ao reajuste do planejamento e controle da produção, a fim de reduzir custos e evitar formar estoques desnecessários.

Gabriel Camargo

Autor e tradutor austrolibertário. Escreve para a Gazeta com foco em notícias internacionais. Suas obras podem ser encontradas em https://uiclap.bio/GabrieldCamargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais