Os funcionários públicos pagam Impostos?

É preciso algum exercício mental com maior nível de detalhamento para notarmos que os funcionários públicos não pagam impostos.

Os impostos para serem efetivados necessitam do roubo de uma parte do que foi produzido. A partir do momento em que a produção é propositalmente depreciada pelos tributos que o estado coloca sobre os indivíduos, o roubo velado é materializado.

Consideremos que você e seus amigos foram roubados por um grupo de ladrões. Alguns dias depois do crime, você encontra um dos ladrões numa igreja evangélica. O criminoso não te reconhece. Minutos após o culto religioso ser iniciado, chega o momento da oferta. O ladrão entrega para a administração da entidade religiosa uma parte do dinheiro que lhe roubou há alguns dias.

Neste exemplo hipotético, o ladrão não está oferecendo o dinheiro de forma plena, embora ele pratique o ato de doação aparente.

Os funcionários públicos participam de uma dinâmica parecida. Uma parte do dinheiro que as pessoas da iniciativa privada recebem por seus serviços e produtos vendidos, lhe são tirados à força pelo estado.

Esse dinheiro obtido pela força e/ou ameaça de violência financia a estrutura dos trabalhadores do estado. Uma parte daquilo que esses trabalhadores recebem é direcionado aos tributos, gerando a ilusão de que eles pagaram impostos.

O que ocorreu foi apenas uma movimentação financeira maliciosa. O dinheiro dos impostos daqueles que trabalham na iniciativa privada pagaram o salário dos funcionários públicos, e uma parte do salário desses funcionários serviu para pagar outros impostos.

No final do caminho, o dinheiro original simplesmente teve seu trajeto mudado durante o percurso. Os funcionários públicos receberam o dinheiro dos impostos como pagamento de seus salários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mais do que congelar os gastos do governo, Haddad deveria aniquilá-los

Na última quinta-feira (18), o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) anunciou o congelamento dos gastos do governo previstos para este ano em R$ 15 bilhões. A medida surpreendente foi devido à necessidade de cumprir com as metas do Arcabouço Fiscal. Segundo Haddad, os gastos já estavam crescendo acima da arrecadação. Mesmo que tal decisão […]

Leia Mais
Competição
Economia

Impulsionando a ação humana — Competição como motor do mercado e da vida humana

Há uma força primordial que nos impulsiona para a frente, incitando-nos a saltar, a nos esforçar, a conquistar — a repulsa inerente de ficar onde estamos. Somos viciados no hormônio da sensação de bem-estar que nosso corpo libera no processo de atingir uma meta — a dopamina. Em um mercado livre, essa propulsão é direcionada […]

Leia Mais
Economia

Embora populares, as nacionalizações arruínam as economias

Em um mundo cheio de ódio pelo livre mercado, as pessoas que pedem a nacionalização do setor não são raras. Apesar de sua popularidade política, as nacionalizações são terríveis para as economias e representam um trampolim no caminho para a miséria e o colapso. Em troca do ganho temporário obtido com a expropriação da propriedade […]

Leia Mais