Praia exclusiva para Lula e Janja? Banhistas expulsos de praia de Tapajós pela Marinha para comodidade do presidente e da primeira dama

Lula na praia de Tapajós

Um episódio surreal envolvendo o presidente Lula e a primeira dama Janja na na praia do rio Tapajós, no Pará, causou um misto de surpresa e indignação, não só entre os banhistas do local, mas também em muitos brasileiros. Segundo os banhistas que estavam presentes no local, oficiais da Marinha que acompanhavam o presidente e a primeira dama literalmente expulsaram as pessoas que estavam na praia para garantir a “comodidade” do casal.

Um dos banhistas, o técnico em eletrotécnica Neemias Costa, 42, registrou vídeos do momento em que Lula 3 Janja chegaram à praia escoltados pela Marinha. Nos vídeos, é mostrada a abordagem de agentes da Polícia Federal e a abordagem de barcos da Marinha, que faziam a escolta do casal.

Abaixo um dos vídeos registrados pelo banhista:

O jornal Folha de São Paulo tentou entrar em contato com a presidência, mas não obteve resposta. A Marinha por sua vez informou que irá apurar o caso.

Praia exclusiva?

É verdade que de um ponto de vista libertário é possível falar não apenas em praias privadas, como na privatização de qualquer espaço que seja. Mas este não é o caso. A praia em questão – assim como a maior parte das praias brasileiras – não são propriedade privada de fato. E caso fossem, os moradores e pessoas que interagem diretamente com o local é quem teriam maior direito de reivindicação pelo local.

No caso de Lula, ele sequer teria o direito de exclusividade sobre a praia, principalmente pelo fato de na sua condição de político ser um expropriador da população, inclusive daqueles que interagem mais diretamente com a praia em questão. Ou seja, além de roubar a população via impostos, ele expulsa parte desta mesma população para usufruir de uma exclusividade da qual ele não possui nenhum direito.

Qualquer defensor de Lula poderá alegar que tal medida foi para garantir a “segurança” dele, mas não creio que alguém que está escoltado pela Marinha estivesse correndo algum risco. Com certeza, bem menos do que qualquer banhista ali presente que não possui tais regalias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ética

PGR denuncia deputado Nikolas Ferreira por dizer a verdade sobre Lula

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta sexta-feira (26), uma denúncia contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O motivo? O deputado teria cometido o “crime de injúria” contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao dizer a verdade sobre ele chamá-lo de ladrão. A acusação A denúncia do PGR contra Nicolas Ferreira […]

Leia Mais
Ética

O que podemos aprender com a tragédia no Rio Grande do Sul?

No artigo a seguir, Fabian Ommar comenta que lições podemos tirar diante da tragédia no Rio Grande do Sul, e de como precisamos nos preparar para tais eventualidades e não ficarmos à mercê da boa vontade dos políticos e burocratas. O que os preparadores podem aprender com as consequências de uma inundação trágica Felizmente, o […]

Leia Mais
Ética

A CIDH e a RELE alertam sobre a perseguição política na Venezuela

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) emitiu uma declaração na sexta-feira, na qual ela e o Escritório do Relator Especial para a Liberdade de Expressão (RELE) alertaram sobre a perseguição política na Venezuela no período que antecede as eleições presidenciais de 28 de julho. No documento, que foi publicado em meio a prisões e […]

Leia Mais