Praxeologia EP07 | Escala de Valores

Original por: Praxgirl

Nesta lição, eu gostaria de discutir outra categorização importante implícita no conceito de ação que nós iremos nos referir agora como a escala de valores dos agentes. Nós colocamos muita ênfase em mostrar que a ação envolve escolher entre diferentes alternativas e que a própria ação é a preferência demonstrada do agente ponderando entre essas alternativas.

O fato que a ação é uma escolha implica que a valorização ocorre quando alguém age e nós podemos construir uma escala para referência dos valores de um agente.

Por exemplo:

Suponha que Sam acorda de manhã com a escolha de ir para o Superbowl ou ver o show da sua banda favorita. Ambos os eventos estarão acontecendo ao mesmo tempo em locais diferentes. Sam não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas ele deseja que ele pudesse ir a ambos. A forma que a Praxeologia determina logicamente o que Sam realmente valoriza é pelas suas ações. Se Sam acabar indo para o Superbowl, então nós devemos dizer que Sam preferiu ir para o Superbowl ao invés de ir ao show. Se ele acabou indo para o show, então nós devemos dizer que Sam preferiu ir ao show do que ao Superbowl.

Cada ação está em perfeita concordância com a escala de valores de um homem, pois a própria escala é somente uma ferramenta da interpretação lógica da ação de um homem. O homem satisfaz seus desejos mais urgentes e deixa seus desejos menos urgentes insatisfeitos. Não há forma de determinar o valor de um agente sem a ação.

Vamos voltar para nosso exemplo:

Suponhamos que a banda favorita de Sam seja o U2 e que eles vão se apresentar ao vivo no Superbowl. Sam agora pode ir em ambos os eventos. Ele valoriza mais o U2 ou o Superbowl? Nós podemos dizer que Sam valora ambos o mesmo tanto? O problema que nós temos que encarar é que nós não podemos mais separar o show do Superbowl. Se Sam escolhe ir ao estádio do Superbowl, Ele não está escolhendo entre o show e o Superbowl já que nenhuma ação está sendo feita para demonstrar essa escolha.

Ação é a atividade real que permite estabelecer o que uma pessoa acha mais importante, o que ela mais valoriza.

Valor não é intrínseco. Ele não está “em algo”. O valor está dentro de nós e mostra a forma que nós reagimos às condições do ambiente. Um homem pode dizer que ele valoriza uma coisa sobre outra sempre, mas somente uma coisa conta em direção a mudanças reais: a ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais
Renato Moicano
Ética

Renato Moicano: “Se você se preocupa com seu… país, leia Ludwig von Mises”

Na noite do último sábado, o lutador brasileiro Renato Moicano viralizou após sua vitória sobre JalinTurner no UFC 300, fazendo uma saudação ao próprio Ludwig von Mises. “Eu amo os Estados Unidos, amo a Constituição… quero portar… armas. Amo a propriedade privada. Vamos lhe dizer uma coisa. Se você se preocupa com seu país, leia […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Ética

Elon Musk ataca censura de Alexandre de Moraes e deixa esquerda em polvorosa

Na última sexta-feira, o CEO da rede social X, Elon Musk, respondeu a uma publicação de Alexandre de Moraes questionando o porque dele estar impondo tanta censura no Brasil. Na publicação em questão, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Confira abaixo: Elon Musk […]

Leia Mais