Preço dos alimentos é o maior em 10 anos

Pandemia, crise energética, problemas nas colheitas, depreciação da moeda, aumento dos preços dos fertilizantes e inflação galopante estão entre os motivos que explicam o aumento em quase 30% do preço dos alimentos nos últimos anos.

Apesar do nível de produção da nossa sociedade ser tamanho e o maior já visto na história da humanidade até então, a última década representou uma crise na vida das pessoas. Financeira, política, moral e econômica. A política nunca andou bem, mas a sensação que passa é que as coisas estão se afunilando cada vez mais.

Nos primeiros dias de 2022, a FAO ( Organização para a Alimentação e Agricultura), anunciou por meio de um relatório um aumento de 28% em todo mundo nos preços dos alimentos, tendo no último mês, dezembro uma leve queda nesses números.

O quê está por trás do aumento de preço dos alimentos?

A primeira coisa que alguém que desconhece a ciência econômicas pensa a respeito do aumento dos preços, é que isso é devido aos empresários estarem cada vez mais ambiciosos e gananciosos. Porém, as coisas vão além de um simples desejo de procurar culpar uma certa classe ou grupo social.

Como foi falado no início, o nível de produção da nossa sociedade aumentou estrondosos amente, comparado ao que as pessoas enfrentavam em tempos que não havia máquinas e tecnologias, porém o poder de compra das pessoas está a cada dia mais baixo.

A nossa moeda de curso forçado, o real, tem se mostrado fraca e uma péssima reserva de valor. E nesse ano de eleição, os políticos, que se apresentam como salvadores da sociedade, vão conseguir ainda mais depreciar a nossa moeda que já anda de mal a pior, em ano de eleição, o populismo e as promessas de rios e fundos são sempre um traço marcante.

No final, aqueles que produzem serão condenados no tribunal inquisitorial pelo andamento da economia, e os verdadeiros culpados e sabotadores vão sair como mocinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Inflação corrói situação financeira dos europeus

A massiva impressão de dinheiro como resposta à pandemia de COVID, bem como o conflito Rússia-Ucrânia no Leste Europeu, ainda geram impactos significativos na economia do continente. A Gazeta já havia reportado os efeitos nocivos da alta inflacionária. Uma pesquisa recente reforça o quadro. Um total de 10.000 europeus foi questionado em 10 países pesquisados, […]

Leia Mais
Economia

Órgão de fiscalização do Reino Unido bane anúncios da Toyota por “irresponsabilidade social”

A Autoridade de Padrões de Publicidade (APP) do Reino Unido proibiu dois anúncios da Toyota Hilux alegando que eles não possuem um senso de responsabilidade para com a sociedade. Em sua decisão, o órgão de fiscalização de publicidade julgou que os anúncios toleram conduta que desconsidera seu impacto ambiental. As propagandas em questão são o […]

Leia Mais
Monark
Economia

Monark desiludido com a realidade dos EUA?

Em um vídeo que anda circulando nas redes sociais, o influencer Monark aparece reclamando dos preços dos produtos nos EUA, além de outras situações. O vídeo se popularizou principalmente entre os perfis virtuais da esquerda política, com muitos comemorando a situação do podcaster. O vídeo foi disponibilizado pelo próprio Monark no Locals, com o título […]

Leia Mais