Presos pelo crime hediondo de piratear livros

Na manhã desta quarta-feira (30/11), a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou uma força-tarefa para apreender suspeitos de um “crime hediondo”: piratear livros. A operação chamada de “Last Page”, contou com a participação das polícias civis de quatro estados brasileiros.

A operação foi deflagrada por intermédio do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (Ciberlab). A ação policial contou com a participação das polícias civis do Maranhão, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais.

A operação foi realizada visando seis mandados de busca e apreensão, quatro bloqueios ou suspensão de sites e exclusão de perfis em plataformas nas redes sociais. Os gestores dos sites e redes sociais bloqueados estariam atentando contra a “propriedade intelectual” de vários autores.

Não existe propriedade intelectual

Como bem demonstrado por autores como Rothbard, Kinsella, Hoppe e Konkin, não existe propriedade intelectual. A única propriedade válida é sobre recursos escassos e ela serve justamente para evitar que pessoas que queiram alocar estes recursos para fins excludentes entrem em conflito.

No caso da propriedade intelectual, o que existe é a proibição, por parte do estado e com endosso do autor de uma determinada ideia, de que outros indivíduos usem seus corpos e meios de ação – suas propriedades – para colocar esta mesma ideia em prática.

Isso é literalmente violar o direito de propriedade de alguém e conceder um controle parcial sobre sua pessoa e sua propriedade. Tal ideia visa dar direito de exclusividade do autor de uma ideia sobre o usufruto de sua aplicação ou uso. É basicamente um favorecimento injusto de um indivíduo em detrimento dos demais.

Pirataria como um ato heróico

Assim como no caso da Z-Library, as pessoas por trás dos sites e redes sociais que estavam pirateando livros estavam prestando um serviço heróico. Devido à propriedade intelectual mantida artificialmente pelo estado, autores de determinadas ideias monopolizam sua aplicação e acesso, deixando os consumidores reféns dos preços exorbitantes e das restrições de acesso ao seu conteúdo.

Graças à pirataria, barreiras que impedem o acesso a determinados conteúdos são removidas, realizando um grande feito que amplia as oportunidades de entretenimento e conhecimento para muitos.

Caso queira realizar este ato heróico de piratear livros e outros conteúdos sem correr o risco de ser pego pelo Leviatã, veja nossa sério de artigos sobre privacidade e anonimato na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan dos Santos
Ética

Allan dos Santos cria conta no OnlyFans e desafia Moraes a derrubá-la

O influencer bolsonarista Allan dos Santos, que já teve todas as suas contas nas redes sociais derrubadas sob ordem de Alexandre de Moraes, criou uma conta no OnlyFans para divulgar seu conteúdo e desafiou o ministro do STF a derrubá-la. O anúncio foi feito na última conta do influencer no X, antes que Moraes a […]

Leia Mais
Gleisi Hoffmann
Ética

Gleisi Hoffmann Apresenta Projeto Para Acabar Com CACs no Brasil

Como parte do movimento de desarmamento civil perpetrado pelo PT, Gleisi Hoffmann, presidente do partido, apresentou na última segunda-feira, um projeto para fechar todos os clubes de tiro do país. Além disso, o projeto também prevê o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no país. Como parte do plano de […]

Leia Mais
Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais