Protestos contra bloqueios por covid irrompem na China após incêndio mortal

Pessoas protestando contra bloqueios contra covid na China após incêndio

Protestos eclodiram em Pequim e na região de Xinjiang, no extremo oeste, devido aos bloqueios do COVID-19 e um incêndio mortal na quinta-feira em um prédio alto em Urumqi que matou 10 pessoas (com alguns relatórios colocando o número em até 40).

Multidões foram às ruas em Urumqi, a capital de Xinjiang, com manifestantes gritando “Fim com o bloqueio!” enquanto erguiam os punhos no ar, após a circulação de vídeos do incêndio nas redes sociais chinesas na noite de sexta-feira.

Vídeos de protesto mostram pessoas em uma praça cantando o hino nacional da China – particularmente a frase: “Levante-se, aqueles que se recusam a ser escravos!” Outros gritaram que não queriam bloqueios. No distrito de Tiantongyuan, no norte de Pequim, os moradores derrubaram placas e foram às ruas.

“A Reuters verificou que a filmagem foi publicada em Urumqi, onde muitos de seus 4 milhões de residentes estão sob alguns dos bloqueios mais longos do país, impedidos de deixar suas casas por até 100 dias. longe, alguns residentes sob bloqueio realizaram protestos de pequena escala ou confrontaram suas autoridades locais sobre as restrições de movimento impostas a eles, com alguns pressionando-os com sucesso para suspendê-los antes do prazo”.

De acordo com uma entrevista coletiva no início do sábado por funcionários de Urumqi, as medidas do COVID não impediram a fuga e o resgate durante o incêndio, mas a mídia social chinesa não acreditou.

“O incêndio de Urumqi deixou todo mundo chateado”, disse Sean Li, morador de Pequim.

De acordo com a Reuters:

“Um bloqueio planejado para seu complexo “Berlin Aiyue” foi cancelado na sexta-feira depois que os moradores protestaram contra o líder local e o convenceram a cancelá-lo, negociações que foram capturadas por um vídeo postado nas mídias sociais. vendo trabalhadores colocando barreiras em seus portões. “Aquela tragédia poderia ter acontecido com qualquer um de nós”, disse ele. No sábado à noite, pelo menos dez outros complexos suspenderam o bloqueio antes da data final anunciada depois que os moradores reclamaram, de acordo com uma contagem da Reuters de postagens de moradores nas redes sociais”.

Artigo publicado em Zero Hedge e traduzido e adaptado por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais
Renato Moicano
Ética

Renato Moicano: “Se você se preocupa com seu… país, leia Ludwig von Mises”

Na noite do último sábado, o lutador brasileiro Renato Moicano viralizou após sua vitória sobre JalinTurner no UFC 300, fazendo uma saudação ao próprio Ludwig von Mises. “Eu amo os Estados Unidos, amo a Constituição… quero portar… armas. Amo a propriedade privada. Vamos lhe dizer uma coisa. Se você se preocupa com seu país, leia […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Ética

Elon Musk ataca censura de Alexandre de Moraes e deixa esquerda em polvorosa

Na última sexta-feira, o CEO da rede social X, Elon Musk, respondeu a uma publicação de Alexandre de Moraes questionando o porque dele estar impondo tanta censura no Brasil. Na publicação em questão, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Confira abaixo: Elon Musk […]

Leia Mais