Putin mentiu sobre retirada das tropas na Ucrânia, diz oficial dos EUA

Putin mentiu sobre retirada das na Ucrânia, diz oficial dos EUA

A Rússia acrescentou secretamente 7.000 soldados perto da fronteira com a Ucrânia, apesar do Presidente Vladimir Putin afirmar esta semana que iria retirar suas forças, enquanto a Vice-Presidente de Joe Biden, Kamala Harris, se preparava para uma viagem à Europa para impedir uma possível invasão.

Ontem, o governo russo disse que estava retirando tropas da fronteira com a Ucrânia. Eles receberam muita atenção por essa afirmação, tanto aqui como ao redor do mundo. Mas agora sabemos que era falso.

disse o oficial em uma chamada à imprensa sobre a viagem de Harris.

De fato, temos confirmado que nos últimos dias, a Rússia aumentou sua presença de tropas ao longo da fronteira ucraniana em até 7.000 tropas, algumas das quais chegaram hoje.

Ao que tudo indica, eles querem oferecer publicamente o diálogo e apelar para a desescalada, enquanto que, em privado, estão se mobilizando para a guerra.

completou.

O Presidente Biden disse na terça-feira que 150.000 soldados russos estavam perto da Ucrânia – enquanto Putin afirmou que iria “retirar parcialmente as tropas”. Um porta-voz de Putin disse que as preocupações dos EUA sobre uma invasão eram histeria e que o aumento de tropas seria para exercícios militares.

Harris está participando da Conferência de Segurança de Munique, que começa sexta-feira, para mostrar o apoio dos EUA aos aliados da OTAN e à Ucrânia, que não é formalmente um aliado americano.

Ele não está preocupado com resultados em si, pois o principal objetivo de sua jornada agora é focar nesta situação que está em rápida mudança e evolução.

disse um segundo funcionário americano.

Kamala Harris irá “garantir que estamos totalmente alinhados com nossos aliados e parceiros e assegurar que enviamos uma mensagem muito clara à Rússia que há dois caminhos preferíveis, a diplomacia e a dissuasão, mas se a Rússia escolher a agressão, estamos prontos”, disse o oficial.

A vice-presidente se reunirá com os líderes dos países membros da OTAN – Estônia, Letônia e Lituânia – na sexta-feira antes de abordar a conferência sobre a crise da Ucrânia no sábado. Ela também se encontrará com o chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

O governo dos EUA alega que a Rússia pode encenar um ataque “bandeira falsa” contra suas próprias forças para fornecer uma justificativa para a guerra.

Esta crise se baseia na exigência de Putin de que a OTAN exclua a Ucrânia como membro, mas a aliança militar da era da Guerra Fria se recusou a fazer isso.

Na semana passada, Biden ameaçou penalizar a Rússia com bloqueio a operação do gasoduto Nord Stream 2, que está prestes a começar a transportar combustível diretamente para a Alemanha através do Mar Báltico, em vez de passar pela Ucrânia.

Se a Rússia invadir – ou seja, tanques ou tropas atravessarem a fronteira ucraniana, novamente – então não haverá mais o Nord Stream 2.

disse Biden durante uma coletiva de imprensa com Scholz.

Scholz estava consideravelmente menos entusiasmado com a ameaça, declarando que “estamos absolutamente unidos”, mas recusando-se a pronunciar as palavras sobre o Nord Stream 2.

Durante uma entrevista para a TV na quinta-feira, Biden afirmou que não enviará tropas dos EUA para a Ucrânia para evacuar os americanos se a Rússia invadir porque isso poderia desencadear uma “guerra mundial” e “as coisas poderiam sair do controle”.

Biden ameaçou impor sanções “severas” à Rússia, mas no mês passado, ele desanimou os funcionários ucranianos quando disse que uma “pequena incursão” da Rússia na Ucrânia poderia levar a sanções menos severas, e um funcionário ucraniano disse que o comentário poderia dar “sinal verde” a Putin para invadir.

Em 2014, quando Biden era vice-presidente, a Rússia invadiu a península da Crimeia e posteriormente anexou o território da Ucrânia após um disputado referendo. O governo de Putin também passou a apoiar dois estados separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.

Este artigo foi escrito por Steve Nelson, publicado no site New York Post 16/02/22, traduzido e adaptado por Gazeta Libertária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais
População chinesa
Política

Por que a China deverá ter apenas 525 milhões de habitantes até 2100

Kenneth Emde, de Minnesota, que atingiu a maioridade durante os anos sessenta, explicou recentemente por que não tem filhos atualmente. “Eu era um estudante universitário quando li The Population Bomb (A bomba populacional), de [Paul] Ehrlich”, disse ele em uma carta publicada pelo Wall Street Journal. “Levei isso a sério e agora não tenho netos, […]

Leia Mais