PLS383 – Regulamentação de eSports

Em 2017, o senador Roberto Rocha (PSDB) propôs um projeto de lei sobre a regulamentação da “prática esportiva eletrônica” ou eSports.

Com o passar do tempo, o projeto foi deixado de lado. Porém, agora em 2019, o senador Eduardo Gomes (MDB) trouxe novamente o projeto de lei a tona.

O projeto já está em votação no site oficial do senado e você pode opinar a respeito clicando aqui. A votação já conta com mais de 39 mil votos contrários e 6 mil votos a favor. Para mais informações acerca do projeto, clique aqui.

De acordo com os relatores, a proposta visa, entre outros objetivos: o combate contra a discriminação, categorizar um e-sporter como atleta, propôr a competição saudável (Fair play) e oficializar o dia do “atleta eletrônico”, a ser comemorado dia 27 de julho. Contudo, jogos violentos não serão considerados e-sports.

Em outro episódio, um deputado do PSL quis proibir jogos violentos no Brasil.

O Raphaël Lima, do canal Ideias Radicais, fez um vídeo acerca do projeto de lei:

Ontem, no dia 21 de Novembro, no Twitter, diversas figuras conhecidas nos diversos cenários dos sPorts e no meio dos jogos eletrônicos comentaram a audiência que ocorreu no dia e se posicionaram contrários ao projeto de lei com a #TodosContraPLS383. Confira:

O resultado ainda é incerto, mas a grande maioria das pessoas envolvidas com eSports é contrária à regulamentação e os agentes estatais seguem ignorando o desejo destes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direito

Starlink volta atrás e decide atender ordem de Moraes para bloquear o X no Brasil

A Starlink, empresa de internet via satélite pertencente ao grupo de Elon Musk, voltou atrás e decidiu atender à ordem de Alexandre de Moraes para bloquear o acesso à rede social X no Brasil. Anteriormente, a Starlink havia acusado a ordem de Moraes de ser “inconstitucional” e recorreu à Justiça. Em suas redes sociais, a […]

Leia Mais
Direito

Artesãos processados pelo Vitória por violação de “propriedade intelectual”

Em uma reportagem publicada na semana passada no site Metrópoles, foi mostrado o caso de diversos artesãos processados pelo time de futebol Vitória por “violação” de “propriedade intelectual”. Os artesãos haviam fabricado vários itens, indo de biquíni a bolo de aniversário com temas do time rubro-negro a pedido dos clientes. Um dos primeiros casos foi […]

Leia Mais
Direito

Prisão de manifestantes anti-imigração e superlotação de presídios na Inglaterra

Devido à superlotação de presídios, o número crescente de pessoas presas por protestos anti-imigração está obrigando o governo do Reino Unido a recorrer às celas das delegacias. A situação escancara a crise carcerária e jurídica em que o Reino Unido se encontra. Prisões indiscriminadas? Manifestantes anti-imigração considerados “suspeitos” de atos de vandalismo durante protestos estão […]

Leia Mais