terça-feira, dezembro 6, 2022

Como a regulamentação protege as grandes empresas

Texto por Peter G. Klein

Em várias palestras (longas ou curtas) e artigos sobre grandes negócios, enfatizei o ponto de que as empresas já estabelecidas no mercado frequentemente fazem lobby por mais regulamentação, dão benefícios generosos a políticos de todos os lados e se beneficiam de um ambiente em que o governo desempenha um grande papel na economia.

A regulamentação torna muitas empresas maiores e mais burocráticas do que seriam de outra forma. Murray Rothbard, com base em estudiosos anteriores, como Gabriel Kolko, fez disso um tema importante de seu trabalho sobre a história da regulamentação.

É bom ouvir o argumento de que a regulamentação ajuda grandes empresas politicamente conectadas pela boca do cavalo – isto é, por uma das empresas regulamentadas. E nos Estados Unidos não há cavalo maior do que o Goldman Sachs, que está tão intimamente ligado a Washington que é praticamente um quarto braço do governo dos Estados Unidos.

Aqui está uma fala do CEO da Goldman, Lloyd Blankfein, em uma entrevista de 2015:

Agora direi a você algo interessante sobre nossa empresa: Todas as indústrias estão sendo interrompidas, em certa medida, por novos participantes vindos da tecnologia. Nós novamente sendo, você sabe, orientados para a tecnologia, tentamos nos virar e tentar descobrir o que é a inovação do momento e chegar a novas plataformas, novas formas de distribuição, novos produtos. Mas de certa forma é muito difícil para participantes de fora entrarem e atrapalharem o nosso negócio, simplesmente porque somos muito regulamentados. Você ouvirá pessoas em nosso setor falar sobre a regulamentação. E eles falam sobre isso, você sabe, com um suspiro: Veja os fardos da regulamentação. Mas em alguns casos, a pesada regulamentação funciona como um fosso ao redor do nosso negócio.

Em outras palavras, a regulamentação pode servir como uma barreira muito eficaz à entrada. Não entende essas regras altamente complexas? Não conhece as pessoas certas no governo? Não sabe como o jogo é jogado? Que pena, esta indústria não é para você!

Peter G. Klein é Carl Menger Research Fellow do Mises Institute e professor de empreendedorismo na Hankamer School of Business da Baylor University. Contato: twitter, facebook.

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

spot_img

CONFIRA