Governo japonês esterilizou crianças sob lei eugenista

Justiça estatal

Relatório do governo japonês revela que, entre 1948 e 1996, cerca de 16.500 indivíduos foram forçadamente esterilizados com base em uma lei eugenista. O intuito do governo do pós-guerra era evitar o nascimento de crianças rotuladas como “de baixa qualidade”.

A esterilização sob a lei permitia que as autoridades realizassem o procedimento em pessoas com deficiências intelectuais, doenças mentais ou distúrbios hereditários para evitar o nascimento de crianças com esses traços.

Dentre os esterilizados sem consentimento estão adolescentes e crianças, por vezes com apenas 9 anos de idade. A maioria das vítimas era do sexo feminino.

No relatório de 1.400 páginas também consta que outras 8.000 pessoas deram seu consentimento; a validade desse consentimento é questionada, no entanto.

Os ainda sobreviventes travam uma batalha há décadas na justiça japonesa para compensações financeiras, sendo por vezes negada sob a justificativa de prescrição ou, quando aprovada, constituída de valores não condizentes ao sofrimento infligido. Muitas vítimas já faleceram. Um dos contra-argumentos referentes à justificativa de prescrição é o tempo que muitas vítimas levaram para descobrir a natureza da cirurgia realizada, pois foram operadas sem serem informadas da real intenção do procedimento.

Relatos dos afetados incluem divórcios e abandonos por parceiros, além do sofrimento psicológico associado ao estresse pós-traumático e ao sonho, agora impossível, de dar à luz a filhos biológicos.

O que ocorreu no Japão não é exclusividade histórica do país. Países como Alemanha, Suécia, Austrália e mesmo os Estados Unidos já tiveram leis semelhantes em vigor.

Após a publicação do relatório, o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que o governo “se desculpa profundamente pela tremenda dor” sofrida pelas vítimas.

Traduzido e adaptado por Gabriel Camargo

Gabriel Camargo

Autor e tradutor austrolibertário. Escreve para a Gazeta com foco em notícias internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ética

Independência ou Morte!

Hoje é o dia 7 de setembro, onde milhões de brasileiros comemoram o dia em que D.Pedro I proclamou o Brasil como independente de Portugal. Tal proclamação foi feita com o famoso grito “Independência ou Morte!”, às margens do rio Ipiranga, na atual Zona Sul de São Paulo. O episódio se tornou um dos mais […]

Leia Mais
Ética

26 cristãos degolados por terroristas islâmicos em uma paróquia em Burkina Faso

Burkina Faso foi recentemente palco de um novo ataque terrorista que deixou um saldo trágico de centenas de vítimas, incluindo mulheres e crianças. Esse ataque ocorre em meio a um clima de violência crescente na região, o que levou a um aumento significativo de deslocamentos forçados e ataques a comunidades vulneráveis. Os grupos jihadistas cercaram […]

Leia Mais
Ética

Lista atualizada de países com restrições ao Twitter (X) e a outras redes sociais

Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais transformaram a maneira como as pessoas se comunicam e interagem. Entretanto, vários países impuseram restrições significativas a plataformas como o Twitter (X) e outras redes sociais, limitando a liberdade de expressão e o acesso à informação. Veja abaixo os países com as restrições mais proeminentes: […]

Leia Mais