Republicanos do Illinois querem separar Chicago do restante do estado

Alguns republicanos de Illinois acreditam que as áreas rurais do estado não estão recebendo uma representação justa devido à enorme influência da cidade de Chicago e agora estão pressionando para separar a Windy City do resto do estado.

Em “Fox & Friends”, na Segunda-Feira, o deputado estadual Brad Halbrook explicou que em muitos estados, incluindo Nova York, Califórnia e Illinois, “grandes centros populacionais” dominam a política do estado.

“As porções rurais não estão sendo representadas igualmente”, disse Halbrook, lamentando as regulamentações onerosas sobre as empresas e a “acumulação” de dívidas por parte de Chicago.

Halbrook disse que o sistema projetado pela Constituição dos EUA “simplesmente não está funcionando” em Illinois.

“O objetivo é formar um novo Illinois”, disse ele ao apresentador Steve Doocy, explicando que a proposta – que praticamente não tem chance de aprovação – pedia ao Congresso que declarasse Chicago o 51º estado.

Halbrook disse que, a cada ano, o estado perde um número de residentes igual ao tamanho da cidade de Peoria.

De acordo com um novo relatório da Stateline, da Pew Trusts, a resolução apoiada por Halbrook agora conta com oito co-patrocinadores republicanos na Câmara, além do crescente apoio de ativistas conservadores.

O projeto de lei aponta um “resgate de US$ 221 milhões” para o sistema de pensão da cidade no ano passado e diz que “a maioria dos residentes no estado de Illinois discorda dos moradores da cidade de Chicago em questões fundamentais como posse de armas, aborto, imigração e outras questões políticas”.

Qualquer impulso desse tipo exigiria uma força política significativa e a resolução em si é apenas uma declaração de apoio ao impulso, não uma legislação que funcionaria para realmente criar um novo estado. Seria necessário aprovar a legislatura estadual e ser aprovada pelo Congresso – tornando-a uma proposta de longo prazo.

Uma discussão semelhante ocorre no Brasil com o pacto federativo. Um deputado de Santa Catarina afirmou que imposto é roubo durante um discurso sobre essa pauta meses atrás.

Outra pauta que vem ganhando força é a secessão de estados como São Paulo e Santa Catarina. Para saber mais sobre a autodeterminação dos povos e a legalidade da secessão, leia este artigo do advogado Paulo Demchuk.

Fonte: Fox News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais