Resenha do livro ‘ Socialismo: Uma Análise Econômica e Sociológica’ – Muito Além do Cálculo Econômico

'Socialismo - Uma Análise Econômica e Sociológica' de Ludwig von Mises

O livro ‘Socialismo: Uma Análise Econômica e Sociológica’ do grande economista austríaco Ludwig von Mises, é uma leitura essencial para comprender toda a força do argumento do autor contra a viabilidade do socialismo . A importância do livro está justamente em ser uma fuga das exaustivas repetições do brilhante argumento sobre o cálculo econômico em uma comunidade socialista. Isso por conta de Mises apresentar uma gama de outros argumentos que mostram a inviabilidade deste modelo econômico.

Mas ao mesmo tempo em que esses argumentos fornecem outras possibilidades de diálogo, eles também mostram que o brilhante argumento sobre o problema do cálculo econômico é muito mais épico e lendário do que as primeiras impressões podem mostrar.

Mises, mais à frente do livro, busca apagar a visão de distância que a ética possui da economia. A ética entra no processo de valorações dos fins, e este processo de valoração dos fins por cada indivíduo entra na união de:

os fins intermediários em uma escala unitária de valores e os classifica de acordo com a sua importância.”

Já sabemos que o valor objetivo de trocas da mercadoria é representado pela unidade comum do cálculo econômico e que ela surge através dos participantes das trocas.[1] Isso demonstra que a estrutura de mercado surge através de um processo extremamente social, extremamente interacional, processo esse que se pode dizer como a união das perspectivas (portanto de suas ações com base nessas perspectivas), ou seja, de suas demandas, de cada indivíduo sobre os fatores materiais e “espirituais” que o rodeia.

Através desse processo é que os produtos poderão ser precificados corretamente e também priorizados no processo produtivo. Sendo esse processo de alocação de recursos uma mistura dos fins de cada ser humano:

“A ideia de um dualismo da motivação assumida pela maioria dos teóricos éticos, quando fazem distinções entre os motivos egoístas e altruístas da ação não pode, portanto, ser mantida. Essa tentativa de contrastar ação egoísta e altruísta deriva de uma concepção errada da interdependência social dos indivíduos. O poder de escolher se minhas ações e minha conduta devem servir a mim ou a meus semelhantes não me é dado — o que talvez possa ser visto como algo bom. Se assim fosse, a sociedade humana não seria possível. Na sociedade baseada na divisão do trabalho e na cooperação, os interesses de todos os membros estão em harmonia, e isso se segue deste fato básico da vida social de que, em última análise, a ação pelos meus interesses e a ação pelos interesses dos outros não conflitam, já que os interesses dos indivíduos se juntam no fim. Portanto, a famosa disputa científica sobre a possibilidade de derivar os motivos de ação altruístas dos egoístas pode ser entendida como definitivamente descartada.” 


Visto isso, o que é o socialismo? Mises trabalha o conceito de estaticidade e dinamicidade da economia. Os socialistas querem uma sociedade estática economicamente, ou seja, onde a disponibilidade dos recursos não muda[2] e este querer acaba, consequentemente, descartando a maior parte da energia social. Não há espaço para outras considerações dentro do processo produtivo, um ideal se impõe à todas as outras formas de se viver.

Mas como é que temos um processo social se descartamos a necessidade de uma grande diversidade de interações sendo que são elas quem possibilitam a sociedade?

Mises denota esse problema muito bem ao expor o problema do ascetismo levado ao extremo:

“A moral ascética nunca pode ter aplicação universal como princípios vinculantes da vida. O ascético que age logicamente se retira voluntariamente do mundo. O ascetismo que procura manter-se na terra não leva seus princípios ao fim lógico; ele para em certo ponto. É imaterial por qualquer sofisma que tente explicar isso; é suficiente que assim faça e assim precise fazer. Além disso, é compelido a pelo menos tolerar os não-ascéticos” e “Como um ideal estrito, o ascetismo não se interessa pela satisfação das vontades de todos. É, portanto, não-econômico no sentido mais literal.”

Se faz importante trazer esse exemplo do ascetismo, pois ele denota uma interdependência das “formas de se viver”, e que o princípio ascético deveria permitir o não-ascetismo. Quando você muda a estrutura econômica de uma sociedade, você modifica as possibilidades de vivência, e o socialismo acaba tentando matar o processo interacional da formação de uma sociedade, portanto, tentando matar a necessidade de uma teia social. É o que eu chamo de tentar matar as possibilidades de uma sociedade.

E os argumentos durante o livro não param, sendo tantos que chega a ser impossível de sintetiza-los com perfeição nessa resenha. Mises irá criticar os diversos tipos de socialismo. O socialismo de guilda, o cristão, o marxista e por aí vai.

Mas o ponto alto do livro se mostra justamente no argumento de que a destruição da propriedade privada não somente inviabiliza a sociedade pela destruição econômica, mas também a inviabiliza justamente por dificultar ao extremo a interação entre os fins enxergados por cada indivíduo. Como consequência, os sonhos e as visões de mundo de cada pessoa são desprezadas por completo. Este é o argumento fatal que se relaciona com o cálculo econômico e que também vai além do cálculo.

“A vitória da ideia socialista sobre a ideia liberal só se deu através do deslocamento da atitude social, que tem em conta a função social da única instituição e o efeito total de todo o aparelho social, por uma postura antissocial, que considera as partes individuais do mecanismo social como unidades separadas. O socialismo vê os indivíduos — os famintos, os desempregados e os ricos — e os critica capciosamente; o liberalismo nunca esquece o todo e a interdependência de todos os fenômenos.”

Se quiser adquirir o livro ‘Socialismo: Uma Análise Econômica e Sociológica’, só clicar aqui

Artigo escrito por Guelpa e revisado por @rodrigo

Notas:

  • 1 Ver O cálculo econômico sob o socialismo, versão do instituto Rothbard. Pg, 24.
  • 2 E também estática de outras formas. Ver “ Karl Marx as Religious Eschatologist” de Rothbard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais