Rumble: uma alternativa mais livre ao YouTube?

Rumble: uma alternativa mais livre ao YouTube?

A plataforma de vídeos Rumble, já vinha sendo vista como uma alternativa ao YouTube após vários canais com discursos contrários à narrativa mainstream começarem a serem excluídos. Com a inauguração do canal do ex-sócio do Flow Podcast, o influencer Monark – onde ele busca maior liberdade de expressão – muitos passaram a ver o Rumble como uma boa alternativa ao YouTube.

A censura politicamente correta do YouTube

Não é segredo pra ninguém que a plataforma de vídeos YouTube – a maior do mundo atualmente – vem aumentando cada vez mais a censura sobre canais que não seguem a cartilha do politicamente correto. Enquanto alguns canais estão simplesmente se adaptando – evitando usar discursos que a plataforma considere ofensivo ou inapropriado – outros persistiram nesta conduta e tiveram seus canais excluídos.

Isso se intensificou principalmente durante a pandemia, onde qualquer fala contrária a narrativa dominante sobre a covid deveria ser censurada pelo YouTube. Neste processo, uma série de canais foram excluídos, e os usuários se sentiram na necessidade de buscarem alternativas ao YouTube que permitissem uma maior liberdade de expressão.

Entre as várias alternativas encontradas, uma que ganhou certa popularidade foi a Rumble, que possui bem menos censura que o YouTube, logo sendo visto como um substituto ideal.

O exemplo do canal do Monark no Rumble

Monark durante uma entrevista com os deputados Tábata Amaral e Mim Kataguiri sobre democracia, chegou a sugerir a possibilidade de surgimento de um partido nazista no Brasil. O comentário do Monark gerou uma repercussão negativa – como era de se imagInar – a ponto do Flow perder vários patrocinadores, o que levou ao desligamento do Monark da empresa.

Desde então, Monark vem tentando se reerguer, e apesar de ter criado um novo canal no YouTube, resolveu apostar também em outra plataforma de vídeos com maior liberdade de expressão, no caso, o Rumble.

O vídeo de estréia do canal do Monark teve cerca de 23 mil visualizações. Apesar de ser um número bem inferior ao que o Flow alcançava antes, é um número considerável, quando levamos em conta que é um canal recém criado, que o Rumble é uma plataforma de vídeos também recente e ainda em pouca expansão no Brasil.

O sucesso inicial do canal do Monark pode servir de um bom sinal para os canais que quiserem apostar no Rumble como uma boa alternativa ao YouTube.

Rumble é uma boa alternativa ao YouTube?

Mas afinal, o Rumble é realmente uma boa alternativa ao YouTube na busca de maior liberdade de expressão?

Em comparação ao YouTube, há muito menos censura sobre diversos assuntos, o que faz da plataforma uma excelente alternativa para quem busca maior liberdade.

Tal fato levou a uma migração de vários youtubers para a plataforma, principalmente em outros países, mas também aqui no Brasil, sendo o caso do Monark o exemplo mais emblemático disso.

Há algumas restrições, como no YouTube, principalmente em relação à conteúdos “sensíveis”, como de violência e sexo explícitos. Para aqueles que não buscam esse tipo de conteúdo, isso não será visto como um problema.

Outro detalhe semelhante ao YouTube é a questão de conteúdo autoral. Até onde se sabe não é proibido, porém, apenas conteúdos de autoria do dono do canal podem ser monetizados.

Conclusão

Até então, a plataforma no geral se mostra uma ótima alternativa ao YouTube. No entanto, para aqueles que temem uma menor liberdade na plataforma no futuro – pelo fato dela ser centralizada e ficar a mercê dos proprietários – faz sentido procurar alternativas mais descentralizadas.

Um bom exemplo de uma plataforma descentralizada – não apenas de vídeo mas de conteúdo em geral – é a Odysee – baseada na rede em blockchain chamada LBRY.

Por hora, o Rumble ainda se mostra uma boa alternativa ao YouTube e seria interessante que aqueles que buscam fugir das restrições das plataformas mainstream dessem uma chance à plataforma. Para aqueles que buscam maior liberdade, a Odysee se mostra a melhor alternativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan dos Santos
Ética

Allan dos Santos cria conta no OnlyFans e desafia Moraes a derrubá-la

O influencer bolsonarista Allan dos Santos, que já teve todas as suas contas nas redes sociais derrubadas sob ordem de Alexandre de Moraes, criou uma conta no OnlyFans para divulgar seu conteúdo e desafiou o ministro do STF a derrubá-la. O anúncio foi feito na última conta do influencer no X, antes que Moraes a […]

Leia Mais
Gleisi Hoffmann
Ética

Gleisi Hoffmann Apresenta Projeto Para Acabar Com CACs no Brasil

Como parte do movimento de desarmamento civil perpetrado pelo PT, Gleisi Hoffmann, presidente do partido, apresentou na última segunda-feira, um projeto para fechar todos os clubes de tiro do país. Além disso, o projeto também prevê o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no país. Como parte do plano de […]

Leia Mais
Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais