sexta-feira, maio 20, 2022

Rumble: uma alternativa mais livre ao YouTube?

A plataforma de vídeos Rumble, já vinha sendo vista como uma alternativa ao YouTube após vários canais com discursos contrários à narrativa mainstream começarem a serem excluídos. Com a inauguração do canal do ex-sócio do Flow Podcast, o influencer Monark – onde ele busca maior liberdade de expressão – muitos passaram a ver o Rumble como uma boa alternativa ao YouTube.

A censura politicamente correta do YouTube

Não é segredo pra ninguém que a plataforma de vídeos YouTube – a maior do mundo atualmente – vem aumentando cada vez mais a censura sobre canais que não seguem a cartilha do politicamente correto. Enquanto alguns canais estão simplesmente se adaptando – evitando usar discursos que a plataforma considere ofensivo ou inapropriado – outros persistiram nesta conduta e tiveram seus canais excluídos.

Isso se intensificou principalmente durante a pandemia, onde qualquer fala contrária a narrativa dominante sobre a covid deveria ser censurada pelo YouTube. Neste processo, uma série de canais foram excluídos, e os usuários se sentiram na necessidade de buscarem alternativas ao YouTube que permitissem uma maior liberdade de expressão.

Entre as várias alternativas encontradas, uma que ganhou certa popularidade foi a Rumble, que possui bem menos censura que o YouTube, logo sendo visto como um substituto ideal.

O exemplo do canal do Monark no Rumble

Monark durante uma entrevista com os deputados Tábata Amaral e Mim Kataguiri sobre democracia, chegou a sugerir a possibilidade de surgimento de um partido nazista no Brasil. O comentário do Monark gerou uma repercussão negativa – como era de se imagInar – a ponto do Flow perder vários patrocinadores, o que levou ao desligamento do Monark da empresa.

Desde então, Monark vem tentando se reerguer, e apesar de ter criado um novo canal no YouTube, resolveu apostar também em outra plataforma de vídeos com maior liberdade de expressão, no caso, o Rumble.

O vídeo de estréia do canal do Monark teve cerca de 23 mil visualizações. Apesar de ser um número bem inferior ao que o Flow alcançava antes, é um número considerável, quando levamos em conta que é um canal recém criado, que o Rumble é uma plataforma de vídeos também recente e ainda em pouca expansão no Brasil.

O sucesso inicial do canal do Monark pode servir de um bom sinal para os canais que quiserem apostar no Rumble como uma boa alternativa ao YouTube.

Rumble é uma boa alternativa ao YouTube?

Mas afinal, o Rumble é realmente uma boa alternativa ao YouTube na busca de maior liberdade de expressão?

Em comparação ao YouTube, há muito menos censura sobre diversos assuntos, o que faz da plataforma uma excelente alternativa para quem busca maior liberdade.

Tal fato levou a uma migração de vários youtubers para a plataforma, principalmente em outros países, mas também aqui no Brasil, sendo o caso do Monark o exemplo mais emblemático disso.

Há algumas restrições, como no YouTube, principalmente em relação à conteúdos “sensíveis”, como de violência e sexo explícitos. Para aqueles que não buscam esse tipo de conteúdo, isso não será visto como um problema.

Outro detalhe semelhante ao YouTube é a questão de conteúdo autoral. Até onde se sabe não é proibido, porém, apenas conteúdos de autoria do dono do canal podem ser monetizados.

Conclusão

Até então, a plataforma no geral se mostra uma ótima alternativa ao YouTube. No entanto, para aqueles que temem uma menor liberdade na plataforma no futuro – pelo fato dela ser centralizada e ficar a mercê dos proprietários – faz sentido procurar alternativas mais descentralizadas.

Um bom exemplo de uma plataforma descentralizada – não apenas de vídeo mas de conteúdo em geral – é a Odysee – baseada na rede em blockchain chamada LBRY.

Por hora, o Rumble ainda se mostra uma boa alternativa ao YouTube e seria interessante que aqueles que buscam fugir das restrições das plataformas mainstream dessem uma chance à plataforma. Para aqueles que buscam maior liberdade, a Odysee se mostra a melhor alternativa.

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

CONFIRA