Rússia reforça medidas coletivistas

Guerra russia ucrania tanques

É normal, não correto, que um país em guerra seja varrido por novas ondas coletivistas. Esse é o esperado. Como os estados progressivamente se entranham nos meandros da vida social, como ele espalha seus ramos e aprofunda sua presença no cotidiano, os conflitos por ele criados passam a abarcar o povo comum. Nascidos em uma divisão política artificial de território, os indivíduos se veem como parte de uma identidade criada, não orgânica. Devem lutar não por suas famílias, mas pela nação. Nas entrelinhas: pela continuidade do estado frente a seus inimigos externos; outros estados. Ao mesmo tempo, se aproveita da crise por ele mesmo criada para avançar com agendas e implementar um novo normal.

A partir de 1 de setembro do próximo ano, todas as escolas secundárias do país iniciarão aulas obrigatórias dos chamados “Fundamentos de Segurança e Proteção da Pátria”.

O Ministro Kravtsov disse ser de fundamental importância que a educação patriótica seja desenvolvida. As escolas russas já estão recebendo livros didáticos revisados. As crianças em idade escolar também deverão receber treinamento militar prático como parte do currículo.

O programa de estudos deve refletir conhecimentos sobre a preparação militar básica, como estatutos militares gerais, formações de combate, armamento, engenharia, treinamento médico, requisitos de segurança ao usar armas e operação de drones.

“A principal tarefa é criar um patriota. Estamos reescrevendo todos os nossos livros didáticos em todas as disciplinas”, disse a deputada Nina Ostanina, presidente do Comitê sobre Família, Mulheres e Crianças. O vice-presidente do Comitê, Oleg Smolin, acrescentou que “o patriotismo não deve ser apenas o tema de aulas individuais, mas sim o tema de todo o sistema educativo”.

Em outro desdobramento, uma proposta de lei pretende obrigar os estrangeiros a assinar um “acordo de fidelidade” ao entrar no país. Sob ela, os estrangeiros serão proibidos de desacreditar a política estatal do governo, contestar a interpretação histórica e divulgar informações destinadas a menosprezar ou induzir a negação de valores morais e outros valores constitucionalmente significativos, como as ideias sobre o casamento como uma união de um homem e uma mulher.

A pena por violação do “acordo de fidelidade” não foi especificada. Também ainda não está claro se o acordo deve ser assinado na chegada ou ao solicitar um visto russo.

Gabriel Camargo

Autor e tradutor austrolibertário. Escreve para a Gazeta com foco em notícias internacionais. Suas obras podem ser encontradas em https://uiclap.bio/GabrieldCamargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais
Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais