Edward Snowden usou Bitcoin para pagar servidores usados no vazamento da NSA

Os servidores que Edward Snowden usava para vazar milhares de documentos para jornalistas foram pagos com uso de Bitcoin (BTC), revelou o denunciante da National Security Agency (NSA) durante a Bitcoin 2019 Conference no dia 27 de junho.

Snowden estava trabalhando como subcontratado da CIA em 2013, quando seu vazamento revelou que empresas de telecomunicação e governos estavam envolvidos em programas de vigilância em massa “quase orwellianos” que varreram os registros telefônicos de americanos desavisados.

Falando através de uma vídeo-chamada da Rússia, ele descreveu a capacidade de trocar e transacionar sem ser observado e gravado “é a base de todos os direitos” — e disse que o bitcoin estava ajudando a fornecer privacidade em uma era de vigilância reforçada.

Ele também alertou sobre o impacto negativo que os smartphones e as redes sociais terão no nosso direito à privacidade no futuro, adicionando:


Costumava ser que os governos poderiam observá-lo, mas agora tudo isso acontece com dispositivos pelos quais nós mesmos pagamos. E enquanto fazemos isso, a privacidade deixa de ser o status quo e a liberdade deixa de ser o estado natural das coisas.

Snowden, que recebeu uma permissão de residência de três anos na Rússia, também insistiu que o princípio por trás do direito à privacidade não é sobre ter algo a esconder.

Em outro lugar durante sua aparição, Snowden rejeitou as críticas de que o Bitcoin é usado principalmente por criminosos, argumentando: “Há muito mais criminosos que usam o dólar”.

No ano passado, Snowden expressou preocupação com o Bitcoin — alegando que a blockchain da criptomoeda era “devastadoramente pública” e passível de abuso.

Na época, ele expressou seu apoio ao ZCash, alegando que era a altcoin “mais interessante” do mercado por causa de sua configuração de privacidade.

Fonte: Cointelegraph

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ética

PGR denuncia deputado Nikolas Ferreira por dizer a verdade sobre Lula

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta sexta-feira (26), uma denúncia contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O motivo? O deputado teria cometido o “crime de injúria” contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao dizer a verdade sobre ele chamá-lo de ladrão. A acusação A denúncia do PGR contra Nicolas Ferreira […]

Leia Mais
Ética

O que podemos aprender com a tragédia no Rio Grande do Sul?

No artigo a seguir, Fabian Ommar comenta que lições podemos tirar diante da tragédia no Rio Grande do Sul, e de como precisamos nos preparar para tais eventualidades e não ficarmos à mercê da boa vontade dos políticos e burocratas. O que os preparadores podem aprender com as consequências de uma inundação trágica Felizmente, o […]

Leia Mais
Ética

A CIDH e a RELE alertam sobre a perseguição política na Venezuela

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) emitiu uma declaração na sexta-feira, na qual ela e o Escritório do Relator Especial para a Liberdade de Expressão (RELE) alertaram sobre a perseguição política na Venezuela no período que antecede as eleições presidenciais de 28 de julho. No documento, que foi publicado em meio a prisões e […]

Leia Mais