Edward Snowden usou Bitcoin para pagar servidores usados no vazamento da NSA

Os servidores que Edward Snowden usava para vazar milhares de documentos para jornalistas foram pagos com uso de Bitcoin (BTC), revelou o denunciante da National Security Agency (NSA) durante a Bitcoin 2019 Conference no dia 27 de junho.

Snowden estava trabalhando como subcontratado da CIA em 2013, quando seu vazamento revelou que empresas de telecomunicação e governos estavam envolvidos em programas de vigilância em massa “quase orwellianos” que varreram os registros telefônicos de americanos desavisados.

Falando através de uma vídeo-chamada da Rússia, ele descreveu a capacidade de trocar e transacionar sem ser observado e gravado “é a base de todos os direitos” — e disse que o bitcoin estava ajudando a fornecer privacidade em uma era de vigilância reforçada.

Ele também alertou sobre o impacto negativo que os smartphones e as redes sociais terão no nosso direito à privacidade no futuro, adicionando:


Costumava ser que os governos poderiam observá-lo, mas agora tudo isso acontece com dispositivos pelos quais nós mesmos pagamos. E enquanto fazemos isso, a privacidade deixa de ser o status quo e a liberdade deixa de ser o estado natural das coisas.

Snowden, que recebeu uma permissão de residência de três anos na Rússia, também insistiu que o princípio por trás do direito à privacidade não é sobre ter algo a esconder.

Em outro lugar durante sua aparição, Snowden rejeitou as críticas de que o Bitcoin é usado principalmente por criminosos, argumentando: “Há muito mais criminosos que usam o dólar”.

No ano passado, Snowden expressou preocupação com o Bitcoin — alegando que a blockchain da criptomoeda era “devastadoramente pública” e passível de abuso.

Na época, ele expressou seu apoio ao ZCash, alegando que era a altcoin “mais interessante” do mercado por causa de sua configuração de privacidade.

Fonte: Cointelegraph

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais
Renato Moicano
Ética

Renato Moicano: “Se você se preocupa com seu… país, leia Ludwig von Mises”

Na noite do último sábado, o lutador brasileiro Renato Moicano viralizou após sua vitória sobre JalinTurner no UFC 300, fazendo uma saudação ao próprio Ludwig von Mises. “Eu amo os Estados Unidos, amo a Constituição… quero portar… armas. Amo a propriedade privada. Vamos lhe dizer uma coisa. Se você se preocupa com seu país, leia […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Ética

Elon Musk ataca censura de Alexandre de Moraes e deixa esquerda em polvorosa

Na última sexta-feira, o CEO da rede social X, Elon Musk, respondeu a uma publicação de Alexandre de Moraes questionando o porque dele estar impondo tanta censura no Brasil. Na publicação em questão, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Confira abaixo: Elon Musk […]

Leia Mais