Edward Snowden usou Bitcoin para pagar servidores usados no vazamento da NSA

Os servidores que Edward Snowden usava para vazar milhares de documentos para jornalistas foram pagos com uso de Bitcoin (BTC), revelou o denunciante da National Security Agency (NSA) durante a Bitcoin 2019 Conference no dia 27 de junho.

Snowden estava trabalhando como subcontratado da CIA em 2013, quando seu vazamento revelou que empresas de telecomunicação e governos estavam envolvidos em programas de vigilância em massa “quase orwellianos” que varreram os registros telefônicos de americanos desavisados.

Falando através de uma vídeo-chamada da Rússia, ele descreveu a capacidade de trocar e transacionar sem ser observado e gravado “é a base de todos os direitos” — e disse que o bitcoin estava ajudando a fornecer privacidade em uma era de vigilância reforçada.

Ele também alertou sobre o impacto negativo que os smartphones e as redes sociais terão no nosso direito à privacidade no futuro, adicionando:


Costumava ser que os governos poderiam observá-lo, mas agora tudo isso acontece com dispositivos pelos quais nós mesmos pagamos. E enquanto fazemos isso, a privacidade deixa de ser o status quo e a liberdade deixa de ser o estado natural das coisas.

Snowden, que recebeu uma permissão de residência de três anos na Rússia, também insistiu que o princípio por trás do direito à privacidade não é sobre ter algo a esconder.

Em outro lugar durante sua aparição, Snowden rejeitou as críticas de que o Bitcoin é usado principalmente por criminosos, argumentando: “Há muito mais criminosos que usam o dólar”.

No ano passado, Snowden expressou preocupação com o Bitcoin — alegando que a blockchain da criptomoeda era “devastadoramente pública” e passível de abuso.

Na época, ele expressou seu apoio ao ZCash, alegando que era a altcoin “mais interessante” do mercado por causa de sua configuração de privacidade.

Fonte: Cointelegraph

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais
PL da Censura
Ética

No STF, Lula volta a defender regulação das redes sociais

O presidente Lula voltou a defender a regulação das redes sociais, propondo punição para as empresas proprietárias pelos “crimes cometidos nas plataformas” sob sua responsabilidade. A fala do petista foi feita durante a abertura do Ano Judiciário de 2024, junto ao STF, realizada na última quinta-feira. Além de Lula, também participou da cerimônia o presidente […]

Leia Mais
Oposição a Putin
Ética

Legisladores russos aprovam confisco de bens de pessoas que desacreditam o exército

As autoridades políticas russas estão tomando todas as medidas para silenciar aqueles que apontam para o que de fato a invasão a Ucrânia é: um ataque aos civis ucranianos e suas respectivas propriedades. E para isso, a câmara baixa do parlamento russo aprovou na quarta-feira um projeto de lei que permitiria às autoridades confiscar dinheiro, […]

Leia Mais