Sobre conflito econômico entre a Coreia do Sul e o Japão e como solucioná-lo

Introdução

Este artigo trata-se de da adaptação de uma thread acerca do atual conflito econômico entre a Coreia do Sul e do Japão feita por mim no dia 2 de Agosto de 2019 no Twitter.

Como tudo começou

Diversos habitantes da Coreia do Sul começaram a boicotar produtos japoneses após o Japão impor restrições aos materiais-chaves usados em semi-condutores e displays digitais por fabricantes sul-coreanas no começo de Julho. As restrições geraram uma distorção na indústria de manufaturamento de produtos de alta-tecnologia no país. As restrições, segundo o Upi, se tratam de uma retaliação a uma disputa judicial iniciada por cidadãos sul-coreanos exigindo ressarcimento por conta de trabalho forçado durante o período em que o Japão dominou Coreia entre os anos de 1910 e 1945. O processo está em andamento neste exato momento.

A situação atual

O clima entre os governos e os habitantes dos dois países tem esquentado cada vez mais nos últimos dias. Os sul-coreanos estão fazendo diversas manifestações e promovendo um boicote organizado em larga escala aos produtos japoneses [1].

Desde quando a decisão sobre as restrições de exportação foi tomada, os protestantes sul-coreanos foram vistos com certa regularidade nas proximidades da embaixada japonesa em Seoul, na Coreia do Sul. As manifestações tiveram picos de milhares de participantes nos fins de semana. A principal marcha, no entanto, foi marcada para o dia 15 de Agosto, o Dia Nacional da Liberação, um feriado dedicado à comemoração do fim da ocupação japonesa sobre o país.

Cerca de 23.000 lojistas sul-coreanos se juntaram ao movimento de boicote em meados de Julho, de acordo com a mídia local. Diversas lojas de conveniência removeram produtos japoneses de suas prateleiras.

A indústria de turismo japonesa já está sentindo o peso do boicote, tendo em vista que 24{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} dos turistas estrangeiros que visitaram o Japão em 2018 foram sul-coreanos, perdendo apenas para a China, de acordo com a JNTO [2]. O número de sul-coreanos que viajaram para o Japão durante o período de 16 a 30 de Julho caiu 13{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} comparado com o mês anterior durante o mesmo período, de acordo com o ministro da Terra, Infraestrutura e Transporte sul-coreano.

As linhas aéreas sul-coreanas reduziram ou suspenderam as rotas para o Japão. A Korean Air anunciou que iria suspender a rota Busan-Sapporo a partir do dia 3 de Setembro e a Asiana Airlines vai usar aviões menores nos vôos para as 3 maiores cidades do Japão, devido a baixa demanda.

No Twitter, as hashtags que estão sendo usadas para comentar, promover ou apoiar o boicote são: #일본제품불매 (em coreano) e #BoycottJapan (em inglês).

A solução que deve ser adotada por ambos

A abertura de mercado neste momento, dada a situação em que os dois países se encontram, tornaria qualquer negócio futuro entre os dois países algo completamente desnecessário e seria uma solução que evitaria qualquer eventual conflito.

Os sul-coreanos poderiam aproveitar a chance para fazer negócios com empresas de qualquer outro país que exporte os mesmos tipos de materiais que as empresas japonesas exportavam para a Coreia do Sul, como o Brasil (caso possua a capacidade para exportar tais materiais), e, inclusive, conseguir pechinchar por preços menores. Para ter empresas sul-coreanas como possíveis clientes, diversas empresas ao redor do mundo estariam dispostas a vender seus produtos por preços menores do que os seus concorrentes locais ou estrangeiros por se tratarem de clientes valiosíssimos.

Com preços menores, a importação desses materiais-chaves, é claro, se refletiria diretamente nos preços dos produtos vindos da Coreia do Sul, dado o fato que uma diminuição no custo de produção pode levar diretamente a uma redução dos preços dos produtos finais sem a necessidade de seus produtores diminuírem a sua porcentagem de lucro.

Em resumo: a abertura de mercado resolveria não apenas o conflito entre os dois povos, evitando que eles precisem interagir um com o outro, como também pode beneficiar economicamente os sul-coreanos.

Referências bibliográficas:

[1]: MARESCA, Thomas. South Korean boycott of Japan grows ahead of crucial trade decision. Disponível em: <https://www.upi.com/Top_News/World-News/2019/08/01/South-Korean-boycott-of-Japan-grows-ahead-of-crucial-trade-decision/3851564652547/>

[2]: Japan National Tourism Organization. Disponível em: <https://www.upi.com/Top_News/World-News/2019/08/01/South-Korean-boycott-of-Japan-grows-ahead-of-crucial-trade-decision/3851564652547/>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais