SPTrans e o vazamento de dados de usuários do Bilhete Único

Ataque hacker à SPTrans fez vazar informações de mais de 13 milhões de usuários do Bilhete Único

Na última sexta-feira, dia 23, a SPTrans – empresa responsável por regular as empresas de transportes junto à prefeitura de São Paulo – comunicou um vazamento e dados de 13 milhões de usuários do Bilhete Único. Segundo a gerenciadora, o fato ocorreu em abril de 2020, mas só foi descoberto mais de dois anos depois.

Entre as informações dos usuários que foram vazadas estão nome, nome social, data de nascimento, CPF, RG, endereço, número de telefone, filiação, PIS, matrícula de aluno, estado civil, naturalidade, sexo, e-mail, além de login e senha do portal de serviços da SPTrans na internet.

A polícia segue com as investigações sobre o ataque hacker. No entanto, não há nenhuma suspeita de quem esteja por trás do ataque.

Prefeitura de São Paulo foi incapaz de evitar o ataque

A SPTrans era anteriormente uma empresa estatal responsável pela regulação de transportes no município de São Paulo. A estatal – chamada de Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) – foi privatizada em 1995, recebendo o nome de SPTrans. No entanto manteve o mesmo CNPJ.

Hoje, a SPTrans é uma empresa mista (constituindo uma parceria entre a iniciativa privada e o estado), sendo que o governo municipal de São Paulo é seu principal responsável.

Sendo assim, qualquer ação irresponsável da SPTrans é responsabilidade direta do governo municipal. Entretanto, o próprio governo municipal foi incapaz de impedir o ataque hacker, sendo mais um exemplo da ineficiência estatal.

Situação do caso

Enquanto as investigações (sem sucesso) prosseguem, os usuários continuam usando normalmente o Bilhete Único como passagem. De acordo com a A SPTrans, não houve desvios dos valores dos créditos dos passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais
Renato Moicano
Ética

Renato Moicano: “Se você se preocupa com seu… país, leia Ludwig von Mises”

Na noite do último sábado, o lutador brasileiro Renato Moicano viralizou após sua vitória sobre JalinTurner no UFC 300, fazendo uma saudação ao próprio Ludwig von Mises. “Eu amo os Estados Unidos, amo a Constituição… quero portar… armas. Amo a propriedade privada. Vamos lhe dizer uma coisa. Se você se preocupa com seu país, leia […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Ética

Elon Musk ataca censura de Alexandre de Moraes e deixa esquerda em polvorosa

Na última sexta-feira, o CEO da rede social X, Elon Musk, respondeu a uma publicação de Alexandre de Moraes questionando o porque dele estar impondo tanta censura no Brasil. Na publicação em questão, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Confira abaixo: Elon Musk […]

Leia Mais