Suécia declara que a pandemia “acabou”

Suécia declara que a pandemia “acabou”

A Suécia, um país que nunca impôs medidas significativas de lockdown, declarou oficialmente que a pandemia da COVID-19 “acabou” e anunciou que suspenderá todas as restrições restantes.

“Essa pandemia, como conhecemos, eu diria que acabou”, disse a ministra da saúde, Lena Hallengren, ao Dagens Nyheter. “Não acabou, mas como a conhecemos em termos de mudanças rápidas e restrições, acabou”.

Segundo a Reuters, esses comentários foram o mais próximo possível do país “declarar efetivamente o fim da pandemia”.

A partir de hoje, os bares e restaurantes estão autorizados a permanecer abertos depois das 23 horas novamente e não há limites para o número de convidados.

Os limites de atendimento para recintos fechados e passaportes de vacina, que foram introduzidos temporariamente em resposta à variante Ômicron, foram descartados.

A maioria das regras de teste para COVID-19 também foi abolida.

A Suécia, sendo o primeiro país a declarar a pandemia como resolvida, certamente enfurecerá os fanáticos por lockdown e os adoradores de máscaras..

Apesar de estar sofrendo uma reação intensa, a abordagem do país de se recusar a impor duras restrições de lockdown foi completamente justificada.

Ao contrário de outros países europeus, como França e Espanha, que impuseram regras draconianas de isolamento, a taxa de mortalidade por COVID-19 na Suécia é comparativamente melhor, e o país está saindo da pandemia enquanto outras nações estão se recusando a suspender as restrições por pelo menos mais alguns meses.

O país escandinavo não impôs mandatos rígidos de máscaras, com o epidemiologista sênior Anders Tengell afirmando que as coberturas faciais eram de fato “perigosas” porque proporcionavam uma falsa sensação de segurança, ao mesmo tempo em que não conseguiam deter a propagação do vírus.

Como destacamos em outubro de 2020, a Suécia novamente se recusou a seguir outros países europeus reimpondo regras de isolamento, argumentando que aqueles assolados  pela solidão e pela miséria já haviam sofrido o suficiente.

Parabéns, Suécia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guerra russia ucrania tanques
Política

Rússia reforça medidas coletivistas

É normal, não correto, que um país em guerra seja varrido por novas ondas coletivistas. Esse é o esperado. Como os estados progressivamente se entranham nos meandros da vida social, como ele espalha seus ramos e aprofunda sua presença no cotidiano, os conflitos por ele criados passam a abarcar o povo comum. Nascidos em uma […]

Leia Mais
André Janones rachadinha
Política

Deputado André Janones nega estar envolvido em “rachadinha”

Um áudio atribuído ao deputado federal André Janones (Avante-MG), publicado hoje (27) no site Metrópoles, revela que o parlamentar pode estar envolvido em uma prática conhecida como rachadinha. Janones por sua vez nega que esteja envolvido em tal prática, e afirma em suas redes sociais que o áudio além de ser clandestino, foi manipulado e […]

Leia Mais
Javier Milei
Política

A mudança de tom de Milei com Xi Jinping e Lula

O eleito presidente da Argentina, Javier Milei, havia mostrado bastante hostilidade e feito várias críticas à Xi Jinping, ditador da China, e à Lula, presidente do Brasil, durante sua campanha eleitoral. No entanto, após a eleição, o presidente argentino mudou o tom, e agora fala aos dois líderes em um tom mais amistoso. O que […]

Leia Mais