Suécia declara que a pandemia “acabou”

Suécia declara que a pandemia “acabou”

A Suécia, um país que nunca impôs medidas significativas de lockdown, declarou oficialmente que a pandemia da COVID-19 “acabou” e anunciou que suspenderá todas as restrições restantes.

“Essa pandemia, como conhecemos, eu diria que acabou”, disse a ministra da saúde, Lena Hallengren, ao Dagens Nyheter. “Não acabou, mas como a conhecemos em termos de mudanças rápidas e restrições, acabou”.

Segundo a Reuters, esses comentários foram o mais próximo possível do país “declarar efetivamente o fim da pandemia”.

A partir de hoje, os bares e restaurantes estão autorizados a permanecer abertos depois das 23 horas novamente e não há limites para o número de convidados.

Os limites de atendimento para recintos fechados e passaportes de vacina, que foram introduzidos temporariamente em resposta à variante Ômicron, foram descartados.

A maioria das regras de teste para COVID-19 também foi abolida.

A Suécia, sendo o primeiro país a declarar a pandemia como resolvida, certamente enfurecerá os fanáticos por lockdown e os adoradores de máscaras..

Apesar de estar sofrendo uma reação intensa, a abordagem do país de se recusar a impor duras restrições de lockdown foi completamente justificada.

Ao contrário de outros países europeus, como França e Espanha, que impuseram regras draconianas de isolamento, a taxa de mortalidade por COVID-19 na Suécia é comparativamente melhor, e o país está saindo da pandemia enquanto outras nações estão se recusando a suspender as restrições por pelo menos mais alguns meses.

O país escandinavo não impôs mandatos rígidos de máscaras, com o epidemiologista sênior Anders Tengell afirmando que as coberturas faciais eram de fato “perigosas” porque proporcionavam uma falsa sensação de segurança, ao mesmo tempo em que não conseguiam deter a propagação do vírus.

Como destacamos em outubro de 2020, a Suécia novamente se recusou a seguir outros países europeus reimpondo regras de isolamento, argumentando que aqueles assolados  pela solidão e pela miséria já haviam sofrido o suficiente.

Parabéns, Suécia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais