Suécia declara que a pandemia “acabou”

Suécia declara que a pandemia “acabou”

A Suécia, um país que nunca impôs medidas significativas de lockdown, declarou oficialmente que a pandemia da COVID-19 “acabou” e anunciou que suspenderá todas as restrições restantes.

“Essa pandemia, como conhecemos, eu diria que acabou”, disse a ministra da saúde, Lena Hallengren, ao Dagens Nyheter. “Não acabou, mas como a conhecemos em termos de mudanças rápidas e restrições, acabou”.

Segundo a Reuters, esses comentários foram o mais próximo possível do país “declarar efetivamente o fim da pandemia”.

A partir de hoje, os bares e restaurantes estão autorizados a permanecer abertos depois das 23 horas novamente e não há limites para o número de convidados.

Os limites de atendimento para recintos fechados e passaportes de vacina, que foram introduzidos temporariamente em resposta à variante Ômicron, foram descartados.

A maioria das regras de teste para COVID-19 também foi abolida.

A Suécia, sendo o primeiro país a declarar a pandemia como resolvida, certamente enfurecerá os fanáticos por lockdown e os adoradores de máscaras..

Apesar de estar sofrendo uma reação intensa, a abordagem do país de se recusar a impor duras restrições de lockdown foi completamente justificada.

Ao contrário de outros países europeus, como França e Espanha, que impuseram regras draconianas de isolamento, a taxa de mortalidade por COVID-19 na Suécia é comparativamente melhor, e o país está saindo da pandemia enquanto outras nações estão se recusando a suspender as restrições por pelo menos mais alguns meses.

O país escandinavo não impôs mandatos rígidos de máscaras, com o epidemiologista sênior Anders Tengell afirmando que as coberturas faciais eram de fato “perigosas” porque proporcionavam uma falsa sensação de segurança, ao mesmo tempo em que não conseguiam deter a propagação do vírus.

Como destacamos em outubro de 2020, a Suécia novamente se recusou a seguir outros países europeus reimpondo regras de isolamento, argumentando que aqueles assolados  pela solidão e pela miséria já haviam sofrido o suficiente.

Parabéns, Suécia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emchentes no Rio Grande do Sul
Política

Municípios atingidos pelas inundações no RS enfrentam burocracia para receber ajuda do governo federal

Em um artigo da CNN, diversas entidades municipais informaram que estão enfrentando uma enorme burocracia para receber verbas do governo federal para lidar com os impactos das inundações no Rio Grande do Sul. A informação contrasta com a acusação por parte da grande mídia e agentes públicos, de que a afirmação de tal burocracia na […]

Leia Mais
Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais