Troca de favores entre PT e Congresso na negociação da PEC de Transição

PT e Congresso fazem trocas de favores durante negociações da PEC de Transição

A troca de favores é algo inseparável da política, ao contrário do que pensam os ainda iludidos com a ideia de santa aura da Democracia. E com Lula mais uma vez como presidente do Brasil, junto ao seu partido, PT, não será nada diferente. Até por que eles mesmos incorporaram esse modus operandi como ninguém.

Segundo reportagem do UOL, após 3 semanas de negociação (troca-troca, para ser mais exato) entre os representantes do atual governo e o Congresso, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição será protocolada.

Em troca da aprovação da PEC, a equipe do presidente eleito Lula (PT) aceitou que parlamentares destinem por meio de emendas parte dos recursos que vão ficar livres no Orçamento de 2023 (já dá pra imaginar a quantidade de desvio de verba que vai rolar aí).

O novo governo também concordou em retirar o Auxílio Brasil do teto de gastos por quatro anos, e não mais de forma permanente, como havia planejado. No entanto, ainda enfrenta pressão para reduzir mais esse período para pelo menos 2 anos. Além disso, também pedem que os valores do orçamento sejam reduzidos.

Ou seja: o Congresso, cujos membros querem sua quota, sabem que o populismo de Lula pode comprometer grande parte do orçamento. Se Lula quiser manter as migalhas com a qual compra seu eleitorado, terá que andar na linha delineada pelo Centrão.

Outra das mudanças negociadas pelo futuro governo é acertar com parlamentares, incluindo integrantes do Centrão (eles não podem ficar de fora), o destino dos novos recursos que entrarão no Orçamento do próximo ano (pode ter certeza que a maior parte vai pro bolso deles).

Com a retirada do Auxílio Brasil do teto, os R$ 105 bilhões reservados para o programa atualmente ficariam livres para outros gastos em 2023, como obras, manutenção de órgãos públicos e recomposição de recursos para saúde e educação (superfaturamento a vista).

Em entrevista, Lula diz que está confiante de que a PEC irá passar e que “essência do problema e do debate será o destino dos R$ 105 bilhões”. Ele também fiz que ” “Os parlamentares vão apresentar emendas querendo pegar esse espaço e colocar na lei orçamentária”.

Resumindo tudo: para o PT conseguir colocar sua velha política populista adiante, terá que mais uma vez molhar as mãos daqueles que decidem quem governa ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem tenta invadir residência oficial de Lula
Política

Tentativa de invasão a residência oficial de Lula no Palácio do Planalto

Na manhã deste sábado (24), houve uma tentativa de invasão do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT). O petista estava presente quando um carro tentou invadir o local. A informação foi publicada primeiramente pelo site de notícias Metrópolis, e confirmada pela acessoria do presidente da República. Segundo a assessoria de comunicação da […]

Leia Mais
China x Tawian
Política

Pequim anuncia manobras militares perto das ilhas de Taiwan

“Nunca houve algo como águas ‘restritas’ ou ‘fora dos limites’ nas zonas de pesca tradicionais do Estreito (de Formosa)”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (o executivo chinês), segundo a agência de notícias oficial Xinhua. A porta-voz disse que o incidente “provocou indignação generalizada” na China e […]

Leia Mais
Política

Morre Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin

Em mais uma execução política, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu na prisão nesta sexta-feira. Navalny foi um dos mais vocais opositores do atual regime do Kremlin. A Gazeta Libertária havia escrito sobre sua mais recente condenação aqui. O serviço penitenciário da região disse que ele não se sentiu bem após uma caminhada […]

Leia Mais